Prefeitura de Pirapozinho adere ao “Programa Mais Pecuária Brasil”

Médicos veterinários da Casa da Agricultura acompanham todo o processo do convênio, que tem duração de 4 anos e custo zero ao produtor

REGIÃO -

Data 02/08/2023
Horário 07:10
Foto: Cedida
Pirapozinho integra programa “Mais Pecuária Brasil” com duração de 4 anos e custo zero para produtor
Pirapozinho integra programa “Mais Pecuária Brasil” com duração de 4 anos e custo zero para produtor

A Prefeitura de Pirapozinho aderiu ao Programa Mais Pecuária Brasil, com a assinatura do termo de cooperação técnica entre o município, Divisão Municipal de Agricultura e a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil). O convênio tem duração de quatro anos. E para consolidar a adesão ao programa, no mês de fevereiro, foi realizada a primeira etapa do programa. 

Agora no mês de julho foi realizada a segunda etapa do programa de melhoramento genético da agricultura familiar brasileira. De acordo com o diretor da Divisão Municipal de Agricultura de Pirapozinho, Márcio Cacozza de Souza, por meio do programa, o produtor rural conseguirá inserir o melhoramento genético nas propriedades, o que vai proporcionar maior desenvolvimento do setor pecuário do município. “Nós manifestamos interesse em participar do Mais Pecuária Brasil, dada a relevância da melhoria genética para que a gente possa ter rebanhos de qualidade em nosso município. Estamos fazendo uma programação com médicos veterinários da Casa da Agricultura, que estão em campo acompanhando todo o processo de desenvolvimento, para que os produtores de pequeno porte possam ter seus rebanhos melhorados, e, com certeza, a inserção de mais esse programa aumentará a renda dos produtores, as condições socioeconômicas e o valor da cadeia produtiva na região”, expõe o diretor.

O médico veterinário da Casa da Agricultura de Pirapozinho, Marcelo Roberto Simões, explica a forma que está ocorrendo esse acompanhamento. “Após a seleção dos produtores rurais e a criação do cronograma, uma equipe técnica da Conafer, utilizando rigorosos protocolos, efetivou o Mais Pecuária Brasil diretamente nas propriedades, seguindo um calendário de visitas, inseminações e acompanhamento até a prenhez do animal. E nós vamos fazer a mobilização desses pequenos produtores e acompanhá-los juntamente com essa equipe técnica”, detalha o médico veterinário, destacando que o programa tem o compromisso de entregar 600 prenhezes por ano.

Para o prefeito de Pirapozinho, Lucas Padovan dos Santos Pavani (Pros), esse programa vai beneficiar o pequeno produtor rural de Pirapozinho. “Na melhora do seu rebanho, seja para quem trabalha com gado de corte ou na produção de leite”, comentou o chefe do Executivo.

Sobre o programa

O programa é totalmente gratuito (médico veterinário pra executar o serviço, ultrassom para avaliação do órgão reprodutor do animal, ultrassom para diagnóstico de gestação, implantes e hormônios injetáveis pra sincronização, seringas, agulhas e sêmen), contempla gado de corte e leite e a única contrapartida do produtor é ter as fêmeas num score (vai de 1 a 5, o mesmo mede o estado nutricional do animal) de 3 ou mais, ter as instalações adequadas pra realizar o serviço e prender os animais no curral quando necessário.
Saindo assim custo zero para os produtores inseminarem suas fêmeas do rebanho. 

SAIBA MAIS
Segundo a Prefeitura, em Pirapozinho, sete propriedades participam com o protocolo e inseminação de 200 fêmeas, tendo como parceira do programa a Casa da Agricultura e responsável pela execução junto com o Conafer.

Foto: Cedida

Por meio do programa, sete propriedades em Pirapozinho participam com o protocolo e inseminação de 200 fêmeas

Publicidade

Veja também