A Prefeitura de Pirapozinho, por meio da DME (Divisão Municipal de Educação), anunciou a aquisição de um acervo literário para as escolas do ensino fundamental. Segundo a administração municipal, a iniciativa visa aprimorar as práticas pedagógicas nas escolas, contribuindo para o desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade dos estudantes.
De acordo com a dirigente da DME, Vera Lucia Fioravante Cavalli, o conjunto de obras selecionadas contempla diferentes gêneros textuais, como contos, diários, biografias e narrativas visuais, que favorecem o avanço nos pilares essenciais da alfabetização. “Os livros foram escolhidos para estimular o gosto pela leitura, ampliar o vocabulário, promover a expressão oral e incentivar a contação de histórias em ambientes afetivos e colaborativos”, comenta Vera Lúcia.
A iniciativa está em conformidade com o CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada) e as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Além disso, os títulos valorizam a representatividade e o respeito às diferenças culturais, destacando culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, promovendo a empatia e a construção de espaços pedagógicos mais inclusivos, acessíveis e acolhedores.
Os materiais também contribuem para a sistematização da leitura por meio de textos bem estruturados e adequados à faixa etária, estimulando práticas que desenvolvem ritmo, entonação e compreensão leitora — componentes essenciais para a fluência. Dessa forma, o acervo reforça o compromisso das escolas com a excelência do processo de alfabetização, promovendo práticas inovadoras, antirracistas e socialmente conscientes.
A adoção consciente desse acervo literário está vinculada aos indicadores de qualidade educacional e de gestão pedagógica que sustentam a concessão do Selo de Mérito às escolas. Assim, a iniciativa reforça o compromisso institucional com a formação de leitores autônomos, críticos, sensíveis e socialmente engajados, garantindo o direito à leitura como instrumento de transformação social.