Prefeitura de PP gasta R$ 100 mil por mês com aluguéis de imóveis

“Esperamos concentrar todos os órgãos que não têm sede própria neste espaço", explica o titular da pasta.

PRUDENTE - Bruno Saia

Data 05/03/2014
Horário 08:05
 

A Prefeitura de Presidente Prudente gasta aproximadamente R$ 100 mil por mês com aluguéis de prédios para o funcionamento de unidades da administração. Porém, de acordo com o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Laércio Batista de Alcântara, o governo municipal já chegou a desembolsar mais de R$ 1 milhão mensalmente com tais despesas. "Desde 2009 nós estamos realizando um trabalho com o objetivo de reduzir esse gasto para a Prefeitura", afirma o secretário.

Ele acrescenta que a primeira medida foi a mudança na Secretaria da Cultura, que teve todas as suas atividades concentradas no Centro Cultural Matarazzo. "Outra alteração foi a instalação da Secretaria de Saúde no prédio da antiga Biblioteca Municipal, na esquina das avenidas Coronel José Soares Marcondes com a Washington Luiz", detalha.

Entre os prédios alugados que ainda geram gastos para a Prefeitura estão os da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) e da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav). De acordo com o secretário, estes devem ser transferidos para o Recinto de Exposições Jacob Tosello, situado na Rodovia Raposo Tavares, e para o centro administrativo que o município pretende construir em um terreno próximo ao aeroporto. "Esperamos concentrar todos os órgãos que não têm sede própria neste espaço", explica o titular da pasta.

Alcântara ressalta que esse é um projeto de longo prazo, que será feito em um terreno de 30 alqueires. "Lá pretendemos concentrar determinados setores da administração pública, mas ainda não há previsão para o início da obra", adianta.

 

Outros prédios


Conforme o secretário, a Prefeitura aluga os prédios onde funcionam a Escola Municipal Valter Marques (Rua Prudente de Morais, 789, Jardim Aviação) e a Escola Municipal Clotilde de Veiga Barros (Rua Neófita Nascimento, 609, Jardim Santa Tereza), que devem permanecer nos mesmo locais, por enquanto.

Ainda estão instalados em imóveis alugados quatro unidades básicas de saúde (UBSs) e os cartórios eleitorais, que devem continuar nesses locais. "Não pretendemos fazer uma sede própria para os cartórios, pois eles são uma contribuição da Prefeitura ao poder judiciário", explica Alcântara.

Também dentro da proposta de redução de gastos, o Sistema de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Prudente (Prudenprev) será transferido do prédio atual (na Praça da Bandeira), para um pertencente ao município, na Avenida Washington Luiz. A transferência, no entanto, deve ocorrer até o início de 2015.

 

 
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