Prefeitura de PP inicia mutirões de limpeza em fundos de vale

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 31/03/2016
Horário 09:18
Alvos da vez na luta contra a dengue em Presidente Prudente, os fundos de vale existentes na cidade começaram a ser vistoriados pela Prefeitura. A medida teve início ontem, no fundo de vale do Saltinho, no Jardim Monte Alto. Durante a blitz, que é um mutirão de limpeza realizado pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) em parceria com os funcionários da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), os trabalhadores percorreram a extensão do local, recolhendo todos os lixos jogados na área. Logo no início da empreitada, vários sacos de materiais foram retirados: entulhos, restos de móveis, garrafas, potes, latas, pneus, entre outros objetos encontrados às margens do rio e por toda a localidade.

Jornal O Imparcial Garrafas, potes plásticos e pedaços de móveis foram encontrados no fundo de vale

Os casos confirmados da doença não param de aumentar. Na última atualização, informada pela VEM na segunda-feira, foram confirmados 296 novos casos, aumentando para 4.928 a quantidade de registros de dengue em 2016 no município, além dos 12 óbitos ocasionados pela doença. Assim, a nova ação vem para fortalecer o trabalho já realizado e abranger mais áreas da cidade e, com isso, eliminar mais focos do problema.

A iniciativa não tem prazo pré-estabelecido para terminar e vai envolver mais quatro fundos de vale onde existem córregos canalizados: o Santa Filomena, no Jardim Santa Filomena; o Córrego do Veado, próximo ao Prudenshopping; o Córrego do Maracanã, no Jardim Maracanã; e o Colônia Mineira, situado no Parque São Matheus. No entanto, as localidades envolvem muitos mais bairros, visto que, conforme informações de um funcionário da Prudenco presente na iniciativa, existem vários pequenos desmembramentos destes rios.

Todo material coletado foi depositado em um caminhão que acompanha os trabalhos, que levou o lixo para ser depositado nos locais corretos. Os serviços prosseguem hoje, no entanto, até o fechamento desta edição, ainda não havia outro local estabelecido, já que pela situação do fundo de vale do Saltinho e o tamanho da área, não havia como prever se os trabalhos terminariam ainda ontem.

 

"Mais apoio"

Presente na ação, a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, lembra que o apoio e a ajuda da população é "indispensável" às medidas de combate e prevenção à dengue. Citando o fundo de vale onde os trabalhos foram iniciados, a representante esclarece que a quantidade de lixo existente no local demonstra que ainda existem pessoas que não se conscientizaram, não só com a questão a dengue, mas também do erro em jogar lixo em locais públicos.

Elaine cita que esta atitude, seja nestas reservas ambientais como em demais áreas, contribui para o aparecimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus da dengue, chikungunya, além do zika vírus. "Tem muitos objetos que podem juntar água parada. Isso tem que ser evitado", acrescenta.

 

Opinião

A falta de conscientização das pessoas, citada por Elaine, também é lembrada pelos moradores que residem em frente ao fundo de vale. Eles garantem que sempre tem alguém que passa no local e joga sacos de lixos na área. "Já vi várias vezes pararem com o carro e depositarem coisas aqui", informa o comerciante Eliseu Mendes, 40 anos. Ele diz que para manter a limpeza no endereço e evitar água parada em recipientes, acaba recolhendo os materiais que são jogados na calçada ou próximo às grades do fundo de vale. "É uma forma de prevenir também", conta.

Eliseu aprova a medida e pede que a população pense bem e contribua com os cuidados necessários para combater a dengue. Esta opinião é compartilhada pelo aposentado João da Silva Rocha, 67 anos. Fora os apontamentos anteriores, o morador ainda acredita que se a Prefeitura realizar uma manutenção mais constante, também pode inibir que as pessoas depositem o lixo no espaço. Neste aspecto, o aposentado pede que a poda do mato seja feita com mais com frequência. "Se quem joga o lixo nesta área encontrar tudo em ordem, talvez desista de jogar o material", comenta.

 

Secretaria de Obras

O gestor da Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos), Rodnei Rena Rodrigues, esclarece que os trabalhos de manutenção seguem um cronograma e que as pessoas devem contribuir com a limpeza dos locais públicos. Em relação ao fundo de vale mencionado, onde o morador João da Silva solicitou a poda mais frequente do mato, o secretário diz que vai discutir a possibilidade com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Além disso, informa que qualquer pessoa pode ligar no 156 e pedir a limpeza de algum local público. O gestor frisa ainda que a Prefeitura conta com a parceria da população, para que denuncie – também pelo telefone informado – munícipes que estejam jogando lixo indevidamente nos locais.

 
Publicidade

Veja também