Prefeitura de Prudente anuncia pagamento de salários aos funcionários do transporte coletivo

Compromissos serão honrados por meio de antecipação dos valores a serem arrecadados com o próprio serviço, que voltou a funcionar parcialmente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/07/2021
Horário 19:12
Foto: Mariana Padovan/Secom
Decisão foi tomada durante reunião realizada na tarde de hoje pelo Executivo
Decisão foi tomada durante reunião realizada na tarde de hoje pelo Executivo

Em reunião na tarde desta sexta-feira, no gabinete do Paço Florivaldo Leal, o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (PSB), anunciou que a Prefeitura fará o pagamento de salários, vales e tickets dos funcionários da concessionária de transporte coletivo, os quais serão honrados por meio de uma antecipação dos valores a serem arrecadados com o próprio serviço, que voltou a funcionar parcialmente na manhã de hoje.

Para viabilizar o pagamento, porém, um projeto de lei será encaminhado para a Câmara Municipal, que tem a incumbência de autorizar a ação. De acordo com o presidente da casa de leis, Demerson Dias (PSB), que compareceu à reunião, assim que o texto for encaminhado ao Legislativo, será submetido à avaliação das comissões competentes para posterior votação no plenário.

O compromisso assumido pelo Executivo vai ao encontro das negociações abertas na manhã desta sexta-feira entre a Prefeitura e os representantes dos funcionários da Prudente Urbano, após o município decretar intervenção na concessionária responsável pelo transporte coletivo da cidade.

A secretária municipal de Finanças, Célia Molinari, explicou que viabilizar o pagamento dos salários e benefícios requereu “uma força-tarefa por parte das secretarias de Finanças e Assuntos Jurídicos, no sentido de encontrar a formatação mais adequada e dentro dos parâmetros legais”.

Com a intervenção municipal e o anúncio de pagamento, os representantes dos funcionários da categoria aceitaram retomar a prestação do serviço aos usuários do transporte coletivo. Desde a manhã de hoje,  29 ônibus já voltaram a circular. No fim da tarde, no horário de pico, foram incluídas também as linhas que atendem os distritos, mesma frota que irá circular neste sábado. A quantidade de veículos em circulação continuará sendo revista ao longo de toda a próxima semana, com o objetivo de atender à demanda dos passageiros.

A reunião foi acompanhada pelo interventor Manoel Silva Félix; pelo vice-prefeito Izaque Silva (Patriota); pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública; Luiz Edson de Souza; pelo procurador municipal Pedro Anderson; pelo chefe de gabinete Jonas Martins; pelo presidente da Câmara, Demerson Dias; e por representantes dos trabalhadores.

A intervenção

Publicado nesta sexta-feira, o decreto 32.216/2021 da Prefeitura de Presidente Prudente determinou a intervenção parcial no transporte coletivo urbano do município. O prazo inicial da intervenção será de três meses, com possibilidade de prorrogação, caso necessário. Como interventor, foi designado Manoel Silva Félix da Costa, que é coordenador da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana).

A medida foi adotada pela administração municipal "considerando que o transporte coletivo não pode ser descontinuado por greve total, em razão de seu caráter essencial e indispensável às necessidades da comunidade prudentina".

O prefeito Ed Thomas, o titular da Semob, Luiz Edson de Souza, o interventor designado, e o chefe de gabinete, Vander Jonas Martins, compareceram às 6h45 na garagem da empresa para anunciar a medida, publicada às 7h no Diário Oficial do Município. “Garantir o direito do trabalhador ao transporte público é uma obrigação da empresa e uma responsabilidade do município. Infelizmente, o que estamos vendo é um completo desrespeito aos usuários e funcionários da empresa, que não estão recebendo o que é deles por direito. Por isso, decidimos hoje decretar a intervenção do município na Prudente Urbano, a fim de assegurar a retomada do serviço e buscar uma solução definitiva para este grave problema”, declarou o prefeito.

O processo de intervenção também considerou o relatório final apresentado pela Comissão Parlamentar de Inquérito, por meio do processo administrativo 6.975/2020, cujo relatório final apontou recorrentes descumprimentos do contrato de concessão.

O interventor deve instaurar processo administrativo objetivando a comprovação das causas determinantes da intervenção, bem como a apuração de responsabilidades. O processo administrativo deverá ser finalizado em até 60 dias.

Caso seja constatada a inviabilidade da continuidade da concessão, o município adotará as medidas necessárias para que seja decretada a caducidade da concessão. Caso não seja extinta, a concessão será devolvida à concessionária.

Publicidade

Veja também