Prefeitura de Prudente decreta luto oficial pela morte do ex-comandante da PM, Élio Aparecido Costa

Coronel da reserva faleceu aos 70 anos nesta terça e foi sepultado nesta quarta, em Alfredo Marcondes; Câmara Municipal também manifestou pesar

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/03/2024
Horário 16:47
Foto: Cedida
Élio Aparecido Costa comandou batalhões da Polícia Militar sediados em Venceslau e Prudente
Élio Aparecido Costa comandou batalhões da Polícia Militar sediados em Venceslau e Prudente

A Prefeitura de Presidente Prudente decretou luto oficial de três dias em sinal de pesar pela morte do coronel da reserva e ex-comandante da Polícia Militar na região, Élio Aparecido Costa, aos 70 anos. O decreto nº 35.226/2024 foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial nesta quarta-feira. Ele morreu nesta terça-feira e o corpo foi sepultado nesta quarta, às 11h, no Cemitério Municipal de Alfredo Marcondes.

Élio Aparecido Costa comandou o 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) entre novembro de 2002 e outubro de 2005. O batalhão é sediado em Prudente e atua também em mais 20 municípios da região: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Emilianópolis, Estrela do Norte, Iepê, Indiana, João Ramalho, Martinópolis, Nantes, Narandiba, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Rancharia, Regente Feijó, Sandovalina, Santo Expedito, Taciba e Tarabai.

No período de junho de 2000 e novembro de 2002, Élio também comandou o 42º BPM/I, com sede em Presidente Venceslau e que abrange as cidades de Caiuá, Euclides da Cunha Paulista, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Piquerobi, Presidente Epitácio, Rosana, Ribeirão dos Índios, Santo Anastácio e Teodoro Sampaio.

Élio entrou para a reserva em 2011 e, segundo a nota de falecimento divulgada pelo 18º BPM/I, estava em tratamento médico contra um câncer.

“Em nome da Prefeitura, manifesto profundo pesar pelo falecimento do coronel Élio, muito querido e respeitado, não apenas entre os militares, mas em toda a sociedade. Estivemos juntos em muitas oportunidades, inclusive em caminhadas políticas, criando uma amizade que perdurou até seus últimos dias de vida”, declarou o prefeito Ed Thomas (MDB).

Câmara também lamenta

A Câmara Municipal de Prudente também manifestou pesar aos familiares e amigos do militar.

O vereador Mauro Marques das Neves (Pode), que é tenente da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, destacou a importância do coronel para a segurança pública no oeste paulista.

“Tive a oportunidade de trabalhar com o coronel Élio ainda na ativa, desde que ele foi capitão na 5ª Companhia até o posto de tenente-coronel no 18º. Em seu final de carreira, foi um dos grandes incentivadores, que ‘brigaram’ positivamente para a criação do CPI-8 [Comando de Policiamento do Interior]”, expõe o parlamentar.

De acordo com o vereador, a estrutura de CPI, por exemplo, possibilita que a região tenha o próprio Helicóptero Águia da PM. “Nosso resgate e apoio em operações teriam que ser feitos com apoio de algum CPI mais próximo, em geral, de Bauru [SP], ao qual éramos subordinados”, explica Mauro Neves.

“Além desta visão administrativa, ele era um ser humano incrível, ótimo no trato com oficiais e praças, enfim, alguém que fez a diferença na Polícia Militar e cuja passagem deixará saudades”, pontua o vereador.

O coronel Élio Aparecido Costa foi homenageado em 2005 pela Câmara com o título de Cidadão Prudentino, em reconhecimento aos serviços prestados à cidade. Além disso, em 1988, recebeu o título de Cidadão Mirantense.

 Ao longo de sua trajetória, também foi agraciado com cinco medalhas de honra, incluindo a Medalha de Valor Militar em grau prata, a Medalha de Láurea do Mérito Pessoal em 1° grau, a Medalha do Sesquicentenário da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Medalha Militar "Amigos da Marinha" e a Medalha de Mérito Fundador "Coronel Francisco de Paula Goulart", esta, outorgada também pela casa de leis prudentina.

O coronel também participou da vida política regional, concorrendo à prefeitura de Alfredo Marcondes nas eleições municipais de 2008 pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Ficou em terceiro lugar, com 545 votos.

Publicidade

Veja também