Prefeitura de Prudente encerra atendimentos à dengue no Matarazzo e concentra serviço em PAs

Unidade no espaço cultural estava em funcionamento desde 27 de março e será desativada devido à queda de consultas nas últimas semanas, aponta administração

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 25/05/2023
Horário 14:25
Foto: Cedida
Atendimentos no Centro Cultural Matarazzo são encerrados em Prudente
Atendimentos no Centro Cultural Matarazzo são encerrados em Prudente

A Prefeitura de Presidente Prudente informou que, a partir desta sexta-feira, concentrará os atendimentos a pessoas com dengue nos PAs (Prontos Atendimentos) do Jardim Santana e da Cohab, que seguirão funcionando 24 horas com esta finalidade. Com isso, o centro de apoio aos sintomáticos no Centro Cultural Matarazzo terá o serviço encerrado.

Criado em 27 de março deste ano, a unidade no centro cultural foi adotada como uma estratégia para desafogar os atendimentos nas unidades de saúde. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) aponta que, com a queda acentuada no número de pacientes nas últimas semanas, optou pela mudança.

Ainda segundo a pasta, no auge do enfrentamento à doença na cidade, nos meses de março e abril, o centro de apoio do Matarazzo chegou a efetuar 250 consultas por dia, com 120 novos casos registrados diariamente. Em quase dois meses de atividade, o local realizou 4.888 atendimentos. Já atualmente, contabiliza menos de 40 por dia - uma redução de mais de 80% em relação ao pico. Nesta quarta-feira, por exemplo, foram 18 atendimentos.

“Conforme nossa avaliação, a demanda atual de pacientes com dengue pode ser absorvida pelos PAs e UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] da cidade, mas seguimos acompanhando os indicadores epidemiológicos e, se houver necessidade, podemos mudar a estratégia”, afirma o secretário municipal de Saúde, Breno Luis Erbella Casari.

Pacientes com dengue sem complicações, ou seja, que apresentarem sintomas como dores de cabeça, no corpo e no olho e febre são orientados a procurar os PAs. Já casos urgentes, ou seja, com complicações como dores abdominais, vômito persistente e algum tipo de sangramento devem se dirigir às UPAs dos bairros Jardim Guanabara e Ana Jacinta.

Publicidade

Veja também