Prefeitura de Prudente marca audiência pública para discutir novo modelo do sistema de transporte coletivo

Encontro, que ocorre dia 27, na Câmara Municipal, ouvirá população sobre reestruturação, que prevê linhas mais rápidas, com intervalos de 30 minutos, e redesenho das rotas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/11/2025
Horário 17:36
Foto: Arquivo/Secom
Reestruturação do sistema visa linhas expressas e perimetrais e melhor aproveitamento dos terminais urbanos
Reestruturação do sistema visa linhas expressas e perimetrais e melhor aproveitamento dos terminais urbanos

A Prefeitura de Presidente Prudente marcou para 27 de novembro uma audiência pública para debater o novo modelo do sistema de transporte coletivo da cidade. O encontro será na Câmara Municipal, às 15h, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube.

Conforme a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), desde o anúncio da reestruturação, a pasta vem conduzindo uma série de estudos técnicos para redesenhar as linhas, otimizar o tempo de percurso e melhorar a experiência dos usuários. Segundo o secretário Adauto Bibiano, essa etapa final é dedicada a ouvir a população, principalmente pelas redes sociais.

O novo plano é baseado no estudo do arquiteto e urbanista Rogério Penna Quintanilha, ex-professor da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), atualmente docente na Universidade Federal de Pelotas, no RS. A proposta prevê linhas mais rápidas, com intervalos de no máximo 30 minutos, e o redesenho de rotas, especialmente para aprimorar o fluxo nos horários de pico.

“O modelo atual vem da década de 60 e está ultrapassado, mas, com essa reforma, poderemos implantar técnicas mais modernas, como linhas expressas e perimetrais, melhor aproveitamento dos terminais urbanos e, futuramente, faixas exclusivas, sincronia semafórica e veículos articulados”, explica o professor Quintanilha.

“O processo de transformação começou com uma gestão mais eficiente do transporte coletivo, o que permitiu, em junho deste ano, a implantação da Tarifa Zero aos fins de semana. A medida teve adesão imediata, com aumento de 40% no número de passageiros”, defende a Semob.

A pasta ressalta que, paralelamente, a Prefeitura executou obras de mobilidade em avenidas estratégicas, como a Washington Luiz e a Manoel Goulart, que têm como objetivo desafogar o trânsito e ampliar a segurança viária. “Além disso, 25 novos ônibus foram entregues em 2025, reforçando a frota e melhorando o conforto dos usuários”, completa.

Desde outubro, as equipes da Semob e o professor Quintanilha analisam também as sugestões enviadas pelos usuários nas redes sociais, que vêm sendo lidas e tabuladas para subsidiar o novo plano.

“Queremos construir um sistema moderno, por isso, estamos ouvindo o que a população quer que mude e quais são suas preferências”, destacou o secretário da Semob, Adauto Bibiano.

Linha do tempo

O transporte coletivo em Presidente Prudente começou a ser regulamentado em 1950, com concessões para os distritos e a primeira linha urbana entre o centro e o aeroporto. Em 1963, a empresa Transporte Coletivo Brasília inaugurou quatro linhas dentro da cidade.

Desde então, o sistema passou por diversas adaptações, com planos em 1991, 2014 e 2024, que já previam linhas troncais, terminais interligados e integração tarifária, ideias que agora começam a sair do papel com o novo modelo proposto.

Desde 2021, a SOU (Sistema de Ônibus Urbano) é responsável pela gestão do transporte coletivo. Desde 2023, a tarifa é de R$ 5 e 720 mil pessoas utilizam o transporte por mês na cidade.

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