A Prefeitura de Presidente Prudente marcou para 27 de novembro uma audiência pública para debater o novo modelo do sistema de transporte coletivo da cidade. O encontro será na Câmara Municipal, às 15h, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube.
Conforme a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), desde o anúncio da reestruturação, a pasta vem conduzindo uma série de estudos técnicos para redesenhar as linhas, otimizar o tempo de percurso e melhorar a experiência dos usuários. Segundo o secretário Adauto Bibiano, essa etapa final é dedicada a ouvir a população, principalmente pelas redes sociais.
O novo plano é baseado no estudo do arquiteto e urbanista Rogério Penna Quintanilha, ex-professor da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), atualmente docente na Universidade Federal de Pelotas, no RS. A proposta prevê linhas mais rápidas, com intervalos de no máximo 30 minutos, e o redesenho de rotas, especialmente para aprimorar o fluxo nos horários de pico.
“O modelo atual vem da década de 60 e está ultrapassado, mas, com essa reforma, poderemos implantar técnicas mais modernas, como linhas expressas e perimetrais, melhor aproveitamento dos terminais urbanos e, futuramente, faixas exclusivas, sincronia semafórica e veículos articulados”, explica o professor Quintanilha.
“O processo de transformação começou com uma gestão mais eficiente do transporte coletivo, o que permitiu, em junho deste ano, a implantação da Tarifa Zero aos fins de semana. A medida teve adesão imediata, com aumento de 40% no número de passageiros”, defende a Semob.
A pasta ressalta que, paralelamente, a Prefeitura executou obras de mobilidade em avenidas estratégicas, como a Washington Luiz e a Manoel Goulart, que têm como objetivo desafogar o trânsito e ampliar a segurança viária. “Além disso, 25 novos ônibus foram entregues em 2025, reforçando a frota e melhorando o conforto dos usuários”, completa.
Desde outubro, as equipes da Semob e o professor Quintanilha analisam também as sugestões enviadas pelos usuários nas redes sociais, que vêm sendo lidas e tabuladas para subsidiar o novo plano.
“Queremos construir um sistema moderno, por isso, estamos ouvindo o que a população quer que mude e quais são suas preferências”, destacou o secretário da Semob, Adauto Bibiano.
O transporte coletivo em Presidente Prudente começou a ser regulamentado em 1950, com concessões para os distritos e a primeira linha urbana entre o centro e o aeroporto. Em 1963, a empresa Transporte Coletivo Brasília inaugurou quatro linhas dentro da cidade.
Desde então, o sistema passou por diversas adaptações, com planos em 1991, 2014 e 2024, que já previam linhas troncais, terminais interligados e integração tarifária, ideias que agora começam a sair do papel com o novo modelo proposto.
Desde 2021, a SOU (Sistema de Ônibus Urbano) é responsável pela gestão do transporte coletivo. Desde 2023, a tarifa é de R$ 5 e 720 mil pessoas utilizam o transporte por mês na cidade.