Prefeitura de Prudente promove Operação Chuvas de Verão para agentes da Defesa Civil

Ações, que ocorrerão até 31 de março de 2021, visam minimizar os desastres naturais durante o período de maior incidência de precipitações na cidade

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 02/12/2020
Horário 15:37
Foto: Cedida
Agentes são capacitados para atuarem frente aos problemas típicos de verão
Agentes são capacitados para atuarem frente aos problemas típicos de verão

Com o objetivo de preparar os agentes para as ocorrências de chuvas, principalmente nesta época de verão, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, iniciou nesta terça-feira a Operação "Chuvas Verão 2020/2021". As ações, que ocorrerão até 31 de março de 2021, visam minimizar os desastres naturais durante o período de maior incidência de chuvas na cidade.

Segundo o responsável pela coordenadoria, Renato Gouvêa, a operação é um plano da Prefeitura, cujo objetivo é reunir recursos de órgãos municipais em ações de caráter preventivo e assistencial. “O treinamento que a Defesa Civil está oferecendo capacita os agentes para atuarem frente aos problemas típicos de verão, como, por exemplo, fortes chuvas, alagamentos, inundações, quedas de árvores, deslizamentos, vendaval, dentre outros”.

Durante a operação, será realizado o monitoramento das chuvas por equipes do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Defesa Civil do Estado de São Paulo, que irá emitir alertas nos casos de registros de chuvas fortes, vendavais, granizo e outros fatores de risco.

O efetivo da Defesa Civil também participou da OPOV (Oficina Preparatória para a Operação Verão) como uma forma de capacitação para as ocorrências na prática. O curso foi disponibilizado em formato EAD (educação a distância) por conta da pandemia do coronavírus, a Covid-19.

A Defesa Civil orienta ainda os cidadãos para que cada um colabore e faça a sua parte, como não jogar lixo nas vias públicas, evitar a saída de casa na incidência de chuvas fortes, evitar transitar em vias alagadas e se manter longe da rede elétrica. Caso aconteça algum problema grave no período de chuvas, a orientação é que entre em contato com o Corpo de Bombeiros, no 193, ou com a Defesa Civil, no (18) 99744-0199.

Publicidade

Veja também