Prefeitura de Quatá inaugura Centro de Educação Inclusiva

Foco principal do “Centrinho” é promover participação e inclusão das pessoas com deficiência

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 03/08/2023
Horário 07:10
Foto: Cedida
Inaugurado em Quatá o Centro Municipal Especializado de Educação Inclusiva “Batendo Asas”
Inaugurado em Quatá o Centro Municipal Especializado de Educação Inclusiva “Batendo Asas”

A Prefeitura de Quatá, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na última semana o Centrinho - Centro Municipal Especializado de Educação Inclusiva “Batendo Asas”. 

Segundo a Prefeitura, o Centrinho tem por objetivo promover a participação e a inclusão social das pessoas com deficiência, bem como proporcionar a ampla participação na sociedade, com acesso aos espaços públicos, transporte, saúde, educação, emprego, esporte, cultura e lazer, e, ainda, garantir e assegurar que a inclusão ocorra de forma efetiva no interior das escolas, com a plena participação dos alunos em todas as atividades, em igualdade de condições.

De acordo com a secretária de Educação de Quatá, Daisy Cristina Pires Nucci, “o Centrinho contará com o trabalho de uma equipe técnica, a qual será constituída por profissionais como fonoaudiólogos, psicólogos, neuropediatra, psicopedagogos, terapeutas e fisioterapeutas”.

Segundo dados da Secretaria de Educação, atualmente a educação infantil de Quatá atende, em média, 615 alunos e o ensino fundamental conta com 735 alunos. Deste total de 1.350 estudantes, aproximadamente 10 situações são consideradas gravíssimas, que deveriam ser atendidas por meio de um Termo de Colaboração Educacional, enquanto 89 apresentam alguma deficiência que dificulta ou impede a aprendizagem, com a utilização de metodologias e ferramentas convencionais.
Ainda segundo a secretária, uma pequena quantidade possui laudo médico com diagnóstico - menos de 30 alunos - onde a predominância é o Transtorno do Espectro Autista. Pelo menos 39 crianças apresentam características de alguma deficiência, porém, sem laudo.

“Temos a necessidade da presença quinzenal de um neuropediatra para laudar esses casos e, consequentemente, facilitar e possibilitar um melhor atendimento especial desde os primeiros anos de vida, com oferecimento de atendimento de educação especializada, diária, com a equipe técnica no Centrinho”, ressalta a secretária.

Educação especial

A inauguração contou com a presença da primeira-dama Lylian Pecchio, a qual representou o prefeito Marcelo Pecchio (PSD), que estava cumprindo agenda de compromissos em São Paulo. “O que está sendo feito aqui hoje, no município de Quatá, vai muito além de cumprir tabela. O que está sendo feito aqui hoje é como deveria ser, é como a educação especial deveria ser tratada, com local apropriado. As crianças no período regular estão sendo inclusas na rede regular, e no período inverso elas terão o atendimento especializado que precisam”, considera.

SERVIÇO
O Centrinho fica localizado na Rua General Marcondes Salgado (prédio onde funcionava o antigo Projeto Guri.

Foto: Cedida

Na inauguração estiveram presentes autoridades, equipe de educação, pais e alunos

Publicidade

Veja também