Prefeitura de Quatá utiliza novas tecnologias na saúde pública

Sistema de Telemedicina e Inteligência Artificial ajudam no diagnóstico de doenças cardiovasculares

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 28/01/2023
Horário 06:25
Foto: Cedida
Telemedicina e inteligência artificial a serviço da população em Quatá
Telemedicina e inteligência artificial a serviço da população em Quatá

A Prefeitura de Quatá vem investindo em tecnologia para o setor público de saúde. Através da Secretaria Municipal de Saúde e parceria com a Empresa Isalut, a administração implantou o sistema de Telemedicina e Inteligência Artificial na unidade ambulatorial – Santa Casa.
O projeto inovador, referenciado pelo Programa Parcerias Municipais do governo do Estado de São Paulo, vem sendo utilizado na especialidade de cardiologia. “Desde que foi implantado, o atendimento pela telemedicina conseguiu identificar o problema cardíaco em quatro pacientes e, graças ao resultado eficaz, esses pacientes puderam fazer tratamento e tiveram melhoras. Caso essas doenças não tivessem sido identificadas a tempo, os pacientes estariam pré-dispostos a terem agravamentos, que poderiam colocar a vida deles em risco, e até mesmo levá-los a óbito”, explica a técnica de enfermagem Cristina Gomes Ferreira, que trabalha na unidade e atende junto à telemedicina.

Pioneira

De acordo com a Prefeitura, a cidade de Quatá foi uma das primeiras cidades do país a disponibilizar o uso da telemedicina e inteligência artificial na rede pública de saúde. Com o uso da inteligência médica aliada a novas tecnologias (telemedicina, big data, machine learning e inteligência artificial), os profissionais da saúde local êem um maior domínio sobre a causa diagnosticada, conectando à distância os médicos do Pronto Atendimento e Unidade Ambulatorial – Santa Casa a especialistas renomados, garantindo uma melhor assistência à população. 
“Queremos trabalhar na prevenção para antecipar o problema do paciente, diminuindo assim os óbitos. Desta forma, atenderemos mais e melhor a população”, ressalta o prefeito de Quatá, Marcelo Pecchio (PSD).

Como funciona na prática

No caso da cardiologia, ao chegar na Santa Casa, o paciente com suspeita ou mesmo sofrendo um infarto realiza o eletrocardiograma na unidade. O exame é transmitido para uma Central Neural da empresa Isalut, dotada de Inteligência Artificial, que analisa e passa para o cardiologista uma sugestão de diagnóstico, com taxa de assertividade superior a 90%.
Ainda segundo informações da Prefeitura, o médico especialista à distância recebe o exame, a sugestão diagnóstica e realiza o laudo para enviar ao médico em Quatá em apenas alguns minutos.
Caso seja identificada alguma alteração significativa, o especialista aciona o plantonista por telemedicina para orientar sobre a conduta que deve ser aplicada.

Foto: Cedida

Quatá foi uma das primeiras cidades do país a disponibilizar uso da telemedicina e inteligência artificial na rede pública

Publicidade

Veja também