Prefeitura de Rosana realiza 1º Cicloturismo Rural

Evento, que quer difundir turismo rural na região, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e a Unesp

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 18/01/2023
Horário 06:25
Foto: Cedida
Durante o evento participantes vão conhecer o Assentamento Nova Pontal e tudo o que é produzido no local
Durante o evento participantes vão conhecer o Assentamento Nova Pontal e tudo o que é produzido no local

No dia 5 de fevereiro, será realizado o “1º Cicloturismo Rural – Edição Nova Pontal”, em Rosana, numa parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e GEPTER (Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo no Espaço Rural) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) – campus de Rosana.
O cicloturismo, segundo a coordenadora do projeto, a professora Rosângela Custódio Cortez Thomaz, tem a finalidade de divulgar outras modalidades de turismo como o ecoturismo, turismo rural, turismo de aventura, turismo cultural e gastronômico. “Esse circuito é articulado com as modalidades de turismo rural e gastronômico. É um evento de atividades físicas contemplativas, onde os participantes irão pedalando durante o percurso e não tem objetivo de competição”, explica Rosângela.
De acordo com a coordenadora do projeto, o evento envolve três assentamentos que ficam no município de Rosana – Nova Pontal, Gleba XV de Novembro e Porto Maria.
Rosângela explica que os participantes vão conhecer o Assentamento Nova Pontal, onde também vão apreciar um café colonial feito pelas mulheres do local com tudo o que é produzido no assentamento. Da mesma forma será o almoço, que vai ser servido no local de retorno do passeio. A comida também será feita pelas mulheres dos outros dois assentamentos – Porto Maria e Gleba XV de Novembro.
A coordenadora ressalta que entre os objetivos desse tipo de evento estão o incentivo à fixação da população rural no local e a conscientização sobre preservar o meio ambiente. “Com projetos assim é possível fortalecer o vínculo comunitário e, assim, evitar com isso o êxodo rural. Ainda é necessário conscientizar a população local e também os turistas sobre a necessidade de proteção ao meio ambiente. Com isso a gente promove o intercâmbio cultural entre moradores e visitantes, além da geração de renda, com a venda de artesanato produzido nos assentamentos”.

Inscrições

As inscrições para o 1º Cicloturismo Rural – Edição Nova Pontal podem ser feita pelo link: https://forms.gle/KNboFncnfRN3Gc6c8 até dia 31 de janeiro. É necessário enviar o comprovante de pagamento da inscrição para o Whatsapp (18) 98145-3839.
O local de saída e retorno será o Salão Paulo Fernandes, que fica no distrito de Primavera, onde também será servido o almoço. A largada está marcada para às 6h30, com um percurso de 40 km, com paradas para hidratação até o Assentamento Nova Pontal, onde por volta das 9h será servido o café da manhã.

Modalidades

Os participantes podem escolher entre duas modalidades:
- Cicloturismo completo:  participante recebe o kit do ciclista com os itens – mochila, squeeze, barra de cereal, frutas (para o percurso) e participa do café da manhã e almoço. O valor é de R$ 80.
- Almoço rural: nessa modalidade o participante recebe identificação por pulseira para participar do almoço, que será servido ao meio-dia. O valor da inscrição é de R$ 50.
Crianças de até 12 anos pagam metade.

Cardápio do Café Colonial

- café
- leite
- suco natural
- pão caseiro
- salgados
- lanche natural
- cuscuz
- torta de legumes
- bolos
- geleias
- doce de leite
- manteiga
- queijo fresco
- requeijão cremoso

Cardápio do Almoço Rural

- arroz
- feijão
- macarronada
- farofa
- saladas
- mandioca sertaneja
- porco no tacho
- frango caipira ao molho
- frango assado
- ovo caipira frito
- sobremesas caseiras

Fotos: Cedidas


1º Cicloturismo Rural terá percurso de 40 km no meio das belezas naturais da zona rural de Rosana

Publicidade

Veja também