Publicidade

Prefeitura de Taciba investe em treinamento de segurança escolar

Projeto da empresa de consultoria e treinamento em segurança inclui cursos de capacitação e análise estrutural das unidades escolares

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 05/05/2023
Horário 07:08
Foto: Cedida
Além da capacitação, projeto contará com análise de risco dentro das escolas
Além da capacitação, projeto contará com análise de risco dentro das escolas

A Prefeitura de Taciba está investindo em treinamento e capacitação de funcionários das escolas municipais na questão da segurança escolar. Para isso, contratou a empresa Militium Consultoria e Treinamento em Segurança, que tem no comando Alexandre Fontolan e Silvio Saraiva – ambos coronéis veteranos da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Segundo um dos sócios-proprietários da empresa, Alexandre Fontolan, a administração de Taciba, assim como outros municípios, sentiu a necessidade de capacitar professores, colaboradores e vigias, por conta dos episódios de violência ocorridos em escolas do país. “Iniciamos um projeto com duração de um mês, com a capacitação através de treinamento, com o objetivo de passar conhecimentos para essas pessoas, para que se adaptem a uma nova realidade, uma nova situação, e que é um anseio dos pais e responsáveis por mais segurança nas escolas”, explica Fontolan.

Análise estrutural

Além disso, de acordo com ele, será realizada também uma análise estrutural da parte física das unidades escolares da cidade – que hoje são quatro – propondo alterações em curto, médio e longo prazo. “Faremos uma análise de risco e uma gestão de risco dentro dessas escolas. Não somente a parte de capacitação, mas também a parte de orientação para os diretores das escolas, secretarias de Educação e Administração, do que pode ser feito de melhorias nas unidades em relação aos muros, alambrados, instalação ou manutenção de câmeras de monitoramento e a ampliação desse sistema, procedimentos de entrada e saída dos alunos. Nós iremos atuar em vários segmentos”.
Ainda de acordo com Fontolan, o projeto visa principalmente uma mudança de pensamento, de ideias e de comportamento em relação à segurança nas escolas.

Curso

O curso, que teve sua aula inaugural na última terça-feira (2), terá aulas presenciais e online através de uma plataforma de ensino. O treinamento é composto de três etapas: Noções Básicas de Segurança, Atendimento Emergencial e Segurança Escolar.

Foto: Cedida

Aula inaugural do treinamento sobre segurança escolar teve a presença do prefeito de Taciba, Alair Antônio Batista, entre outras autoridades

Publicidade

Veja também