Prefeitura de Venceslau declara situação de emergência na Secretaria de Saúde

Em decreto, Executivo aponta déficit de profissionais para atendimento e aumento dos casos de Covid-19, que atingiu em peso funcionários da pasta

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 28/01/2022
Horário 14:20
Foto: Reprodução
Prefeitura destaca inexistência de médicos habilitados em processo seletivo para contratação temporária
Prefeitura destaca inexistência de médicos habilitados em processo seletivo para contratação temporária

A Prefeitura de Presidente Venceslau publicou, em edição extra do Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira, decreto em que declara situação de emergência na Secretaria Municipal de Saúde.

A publicação considera que ainda perdura o estado de calamidade pública declarado no decreto nº 83, de 18 de maio de 2021. Também é citada a extrema necessidade de continuidade do serviço de atendimento básico da Secretaria Municipal de Saúde, bem como a inexistência de médicos habilitados em processo seletivo para a contratação temporária e suprimento dos cargos vagos.

O decreto pondera ainda que, nos quadros de pessoal efetivo de médicos da Saúde, há cargos vagos e que os preenchidos estão com dificuldades para suprir a necessidade do serviço, além do fato do aumento expressivo de casos de infectados pela disseminação do coronavírus, que atingiu em peso os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.

Contratação por dispensa

Além deste, a Prefeitura deverá publicar, nos próximos dias, um decreto com o objetivo de possibilitar a contratação de profissionais por dispensa para providenciar a substituição de outros funcionários acometidos pela Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde registra casos positivos de Covid-19 em profissionais de sete setores diferentes. "Os profissionais da saúde também estão ficando doentes, então precisamos repensar os planos e ações para as próximas semanas", comentou Lianir Aguillar, secretária de Saúde, durante reunião emergencial realizada nesta quinta-feira com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus do município.

Hoje, a pasta está com médicos infectados nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) dos bairros Morada do Sol, Cecap e Sumaré e dois no Centro de Saúde. Na Vila Luiza, uma médica está de licença-gestante e, na Vicentina, uma médica gestante está afastada. "Estamos hoje sem médicos na atenção básica. Temos quatro médicos ainda trabalhando em ESFs e temos um no Centro de Saúde. O setor de epidemiologia está fechado, pois as funcionárias estão com Covid-19. Os setores de vacina, ginecologia, agendamento de ambulância, fonoaudiologia, laboratório e administrativo também possuem positivados", informou a secretária.

"Nos ESFs, temos auxiliares de enfermagem e serviços gerais positivados para a Covid-19 nos bairros Morada do Sol, Vila Bonfim, Vila Luzia, Vila Carmem e Vicentina. No CEU das Artes, temos uma auxiliar de enfermagem, uma enfermeira e um profissional de serviços gerais infectados", continuou Lianir, que destacou que todos estes profissionais estão afastados.

Outra medida estudada pelo município é desenvolver a criação de um ambulatório em parceria com a Santa Casa de Presidente Venceslau, como forma de evitar a falta de atendimento em ESFs. Neste cenário, os pacientes da atenção básica seriam mantidos no Centro de Saúde, atendidos mediante agendamento, enquanto que casos ambulatoriais seriam destinados para o setor que ainda será montado na santa casa. "Juntos, estudamos estratégias para que as portas do sistema público de saúde não se fechem para ninguém. Estamos vivendo um momento emergencial", disse a prefeita Bárbara Vilches (PV).

Publicidade

Veja também