Prefeitura e Sebrae buscam fomentar agroturismo em Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 26/07/2022
Horário 03:48
Foto: Cedida
Reunião do Executivo com representantes do Sebrae
Reunião do Executivo com representantes do Sebrae

Sendo o município de Santo Expedito um grande produtor de batata-doce, o prefeito Anderson Betio (PSDB) esteve reunido na semana passada com a gestora do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Paula Cristina, para buscar mais desenvolvimento na área do agroturismo no município. Também participaram da reunião o Departamento do Turismo, agentes do Sebrae e Casa da Agricultura, junto ao presidente da Associação dos Produtores. É o primeiro passo para se divulgar essa nova opção de Santo Expedito dentro do turismo.

MOTOCICLISTAS
Um grupo de amigos de Presidente Venceslau indaga à coluna se existem algumas regras para que motociclistas possam visitar o santuário. A princípio nada impede, pois o espaço é aberto para todos, porém, seria conveniente que fosse num domingo até as 10 horas, quando celebra-se a Missa dos Romeiros.

PARA LEMBRAR
Padre Umberto comunica a todos que mais recursos serão necessários para a conclusão das obras do santuário e, uma das campanhas trata-se do sorteio de uma camionete S-10 dupla, 0 km, com número reduzido de participantes. O valor do cupom para concorrer é de R$ 1 mil, podendo ser pago pelo cartão em até tantas vezes quantos forem os meses até o sorteio, que ocorrerá em 4 de dezembro. Os interessados encontram os cupons na Secretaria Paroquial em Santo Expedito, como também na Cúria Diocesana em Presidente Prudente, com Camila.

MAIS
Ele lembra ainda que eventos são realizados, objetivando arrecadar fundos para a concretização das obras do santuário. A comissão está trabalhando com afinco na busca de recuperar todo o espaço perdido durante a pandemia, e lembra membros desse grupo, que é um trabalho de toda a comunidade católica expeditense, que tem os romeiros que aqui chegam como fontes para se obter recursos para as obras. 

UM MILAGRE?
Maria de Lourdes, de Pirapozinho, assegura que é leitora da coluna e aproveita o espaço para dizer que recebeu um milagre por intercessão de Santo Expedito. Tentou engravidar por duas vezes, mas esse processo não seguia adiante. Seguindo o conselho de uma vizinha, fez um pedido para que Santo Expedito levasse ao  Criador o seu desejo de ser mãe.

CONFIRMAÇÃO
No início de março veio a uma missa em Santo Expedito, e retornando no dia 19 de abril, quando esteve na primeira missa do santo de sua devoção, reforçando o seu pedido de graças. Por todo esse tempo, manteve-se esperançosa e confiante da atenção de Santo Expedito. Na sua última visita ao médico, recebeu a tão esperada notícia de que, além de grávida, tudo caminhava bem, com ela e com o bebê. Maria de Lourdes afirma que a criança será batizada em Santo Expedito.

DEVOÇÃO  
A devoção a Santo Expedito nos leva ao Santo Padroeiro das Causas urgentes. Em vários momentos da vida, todos passamos por momentos em que necessitamos de uma solução urgente. Quando parece que aquela solução da qual tanto precisamos fica emperrada, amarrada, recorremos a Santo Expedito como intercessor junto de Deus. E milhões de pessoas ao redor do mundo já experimentaram a poderosa intercessão deste santo, vendo resolvidas suas causas mais urgentes e aflitivas.

VIVER A DEVOÇÃO
Porém, para melhor vivermos a devoção a Santo Expedito, é preciso compreendermos porque ele se tornou o Padroeiro das Causas Urgentes. Este conhecimento, certamente, vai nos levar a uma devoção mais fervorosa a este grande santo da igreja. A “urgência das causas” está ligada à vida de Santo Expedito. Ele era um alto oficial do exército romano, senador e comandante da XII Legião romana que atuava na Armênia. Ele comandou esta legião entre os anos 296 a 303 d. C. E, mesmo ocupando posição tão elevada, entrou em contato com os cristãos e simpatizou-se com fé em Jesus Cristo, mas relutava em se converter de verdade.

FÉ EM TROVAS
Santo Expedito proteja
A nós e toda sua gente
Tu és santo intercessor
Da causa impossível e urgente
              (José Costa)

Publicidade

Veja também