Prefeitura e Unoeste renovam parceria de apoio ao esporte paraolímpico de Prudente

Documento relativo a 2024 é assinado junto à Apop, em cerimônia marcada pela alegria e emoção dos participantes

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 21/12/2023
Horário 17:17
Foto: João Paulo Barbosa
Documento foi assinado em cerimônia na manhã de ontem, no Espaço Cultural Professor Agripino Lima
Documento foi assinado em cerimônia na manhã de ontem, no Espaço Cultural Professor Agripino Lima

A Prefeitura de Presidente Prudente e a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) renovaram a parceria para o apoio à Apop (Associação Paradesportiva do Oeste Paulista), referente à temporada 2024. O documento de manutenção foi assinado em cerimônia na manhã de ontem, no Espaço Cultural Professor Agripino Lima, no campus 1 da universidade, pelo diretor geral da Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, e pelo presidente da Apop, Eduardo dos Santos Pereira.

Também estiveram presentes o secretário Municipal de Saúde (Sesau), Breno Erbella Casari, a treinadora da equipe de natação paralímpica, Micheline Cardoso Pereira, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, além dos atletas que integram a associação.

Em pronunciamento, o presidente disse que desde a criação da Apop, em 2017, o esporte paralímpico de Presidente Prudente tem alcançado resultados expressivos. Para ele, a parceria da Unoeste é algo de valor imensurável. “Ter parceria de uma universidade como a Unoeste é muito importante para a gente”, afirmou.

O Dr. Cesar comentou que estava emocionado com a importância e relevância da parceria, em poder contribuir para que os paratletas possam treinar e competir em excelente nível.
Para o médico do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e secretário municipal de Saúde, Dr. Breno Luís Erbella Casari, o apoio da Unoeste é hoje a parceria de maior valor, incluindo ainda todo aparato da estrutura universitária e dos recursos humanos. Egresso da turma de 2002, disse ter a Unoeste como a sua segunda casa.

Aparato de infraestrutura

Motivado pelo trabalho da Apop e pela aplicação e qualidade dos paratletas, Dr. Cesar anunciou desconto de 60% para quem quiser fazer o curso de Educação Física. Algo que foi recebido com entusiasmo e agradecimento de todos. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, lembrou que a missão da Unoeste contempla a responsabilidade social e que esse compromisso tem sido traduzido em ações de ensino, pesquisa e extensão.

O pró-reitor comentou que existem várias práticas favoráveis às pessoas com algum tipo de deficiência e que a continuidade da parceria com a Apop reforça o comprometimento da Unoeste com questão de inclusão e de acessibilidade.

Marca Unoeste na camiseta

A treinadora da equipe de natação paralímpica, Micheline Cardoso Pereira, egressa do curso de Educação Física, falou que o conhecimento adquirido na Unoeste tem possibilitado desenvolver um bom trabalho. Assim que o documento foi assinado, o Dr. Cesar recebeu e vestiu a nova camiseta da Apop, com o brasão de Presidente Prudente e a marca da Unoeste. A entrega foi feita pelo presidente Eduardo já ao final de cerimônia marcada pela alegria e emoção.

Dentre os presentes estiveram o coordenador municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto de Carvalho Filho; o diretor da Apop, Fernando Kato Deltrejo; o coordenador do curso de Educação Física, Marcelo Crepaldi; o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde e coordenador o curso de Fisioterapia, Carlos Eduardo Assumpção de Freitas; o coordenador do Departamento de Educação Física, Marcel Marangoni; o coordenador de Segurança, major Torchi Duro; e a coordenadora da Rede de Bibliotecas Unoeste e do NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão), Regina Silingovschi. 

(Com colaboração AI Unoeste)
 



 

Publicidade

Veja também