Prefeitura estuda remanejar pátio de veículos

Ministério Público do Estado promoveu vistoria no local na tarde de ontem, e constatou situação de superlotação

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 16/06/2016
Horário 10:24
 

 

Devido ao atual cenário de superlotação, o qual obrigou que os veículos apreendidos fossem deixados às margens da Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, a Prefeitura de Presidente Prudente já estuda fazer a realocação do pátio de veículos apreendidos da cidade. De acordo com o responsável pela Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos), Rodnei Rena Rodrigues, o poder público já estaria analisando duas áreas que poderiam receber os carros do atual pátio, que seria desativado. Enquanto isso, os veículos que permanecem alocados na calçada deverão ser remanejados para um terreno ao lado, ainda hoje.

Jornal O Imparcial Promotores vistoriaram o pátio e vão propor reunião

De acordo com o secretário, a transferência do atual pátio de veículos apreendidos já estava prevista pela Prefeitura desde quando anunciou a construção de 10.559,40 metros de ciclovia, que percorrerá toda a extensão da faixa urbana da linha férrea. Isso porque, segundo ele, como as obras compreenderão desde as imediações do Distrito Industrial Antônio Crepaldi, até o Jardim Cobral, na divisa com Álvares Machado, a ciclovia cruzará uma parte do atual pátio, portanto, seu espaço interno ficaria ainda mais reduzido.

Desta maneira, Rodnei Rena afirma que a administração municipal já estaria estudando a possibilidade de transferir o pátio para outra área. Para isso, ele explica que a Prefeitura estaria observando duas áreas que poderiam abrigar os veículos, contudo, o secretário não quis revelar quais locais se tratam. O que ele já adiantou é que as mudanças devem ser efetivadas ainda neste ano. Além disso, os cerca de dez carros que se encontram estacionados na calçada do pátio deverão ser transferidos para uma área vizinha ainda hoje, após uma limpeza executada por uma equipe da Sosp.

Conforme publicado recentemente, em outubro do ano passado o pátio de veículos de Prudente contava com mais de 1,6 mil veículos. Já neste ano, a demanda sobrepôs sua capacidade máxima, de 2 mil. Tanto que, alguns veículos tiveram de ser remanejados para a calçada localizada logo à frente ao recinto. Razão pela qual o espaço na calçada ficou reduzido, obrigando os pedestres a atravessarem a via movimentada, ou caminhar pelo curto espaço de grama.

 

Ação da Promotoria

A situação chamou a atenção do MPE (Ministério Público Estadual), que promoveu uma vistoria ao pátio de veículos apreendidos de Prudente na tarde de ontem. Em uma ação conjunta entre as promotorias de Justiça da Saúde e da Habitação e Urbanismo, o órgão averiguou a situação de superlotação do local, bem como o iminente risco da proliferação de vetores transmissores de doenças. A partir das constatações, o promotor Mário Coimbra afirma que convocará uma reunião entre os órgãos competentes, para tentar viabilizar a celeridade nos processos de leilão, arremate e retirada dos veículos do local.

"Vamos propor uma reunião entre o gestor público e os órgãos que fazem a apreensão e a destinação de veículos ao local. É inconcebível que Prudente tenha um pátio de veículos superlotado como esse, então, é necessário que haja uma celeridade no processo e nos trâmites legais para a retirada dos carros, para que o acúmulo de veículos seja reduzido", afirma o promotor.
Publicidade

Veja também