Prefeitura expõe como incerto destino de pátio

Atual gestão ainda estuda fechamento do local que abriga veículos apreendidos; espaço atingiu seu limite de ocupação

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 10/03/2017
Horário 05:31


A atual gestão deu como incerto o encerramento do Pátio Municipal de Veículos Apreendidos de Presidente Prudente, medida que ainda está sendo estudada. A administração anterior pretendia esvaziar e desativar o espaço até outubro, conforme anunciado em meados de 2016, mas os meses foram passando e a ação não se concretizou em realidade.

Um estudo chegou a ser feito da quantidade de veículos do local e origem das apreensões, para que o município exigisse providência dos órgãos para a retirada dos automóveis. Porém, ainda hoje o espaço segue com 2 mil veículos apreendidos ocupando sua capacidade máxima de lotação, esclarece a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação).

Jornal O Imparcial Leilão do Detran poderá "desafogar" Pátio Municipal de Veículos Apreendidos de Prudente, que está no seu limite

Como noticiado por este diário, no ano passado a situação era tão crítica que os carros chegaram a ser estacionados do lado de fora, por não caber mais dentro do pátio. Leilões realizados desafogaram um pouco a ocupação, mas não solucionaram de vez o problema. Agora, mais uma vez um leilão de carros e motos apreendidos pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) teve início ontem, de forma online, e prosseguirá amanhã, presencialmente, e poderá "aliviar" a lotação.

Serão 386 veículos apreendidos por infrações de trânsito em Presidente Prudente e na região. Todos serão vendidos com direito à documentação e podem voltar a circular normalmente. A forma da arrematação será presencial e online, com lances presenciais amanhã, no auditório, que fica na Rua Ciro Bueno, 555, Jardim Cambuí, a partir das 10h. Os lances online estão disponíveis desde ontem no site www.satoleiloes.com.br.

Conforme o Detran, depois de feito o arremate, os débitos dos veículos são baixados e é necessário emitir um novo documento para o automóvel. Se o valor da venda não for suficiente para cobrir as dívidas, o antigo proprietário continuará responsável por quitá-las. Os bens que não forem comercializados serão destinados a desmanche para revenda das autopeças que serão leiloadas em lotes dias 13 e 24 de março, apenas pelo site.

 

Criadouros do Aedes

A grande preocupação dos comerciantes e moradores próximos à área do pátio é a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. Mutirões já foram realizados pela Prefeitura no local, mas as chuvas frequentes levam ao acúmulo de água nos carros. "O melhor, na realidade, seria fechar o pátio", afirma o comerciante Adriano Donizete, 37 anos. Já o operador de máquina, Edson Chimirri, 34 anos, lembra ainda que quando lota muito o terreno, os carros são depositados para fora do local, atrapalhando o trânsito de pedestres.

Já o aposentado Gerson Amaral Lopes aponta que não necessariamente é preciso que o local seja desativado, mas que o município poderia apenas colocar funcionários responsáveis pela limpeza diária para evitar acúmulo de água, e ainda criar outro pátio em um terreno novo, para que o espaço não fique sempre sobrecarregado. "Uma alternativa é realizar leilões com mais frequência", diz.

 

Visitação liberada

No site há fotos dos veículos disponíveis, mas quem quiser pode ir pessoalmente aos pátios para conferir de perto. A visitação pode ser feita até hoje, das 9h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Em Prudente, os carros e motos estão no Pátio Municipal, que fica na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 4450. Há automóveis disponíveis ainda nos pátios regionais de Dracena, Panorama, Porto Primavera (Rosana) e Rancharia.

 
Publicidade

Veja também