Prefeitura lança novo Portal da Transparência

Conforme o Executivo, com a nova plataforma, cidadãos têm acesso a todas as informações que a legislação exige, além de outras já disponíveis, em um formato “mais amigável”

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/12/2020
Horário 08:30
Foto: Reprodução
Portal permite acesso a todas as informações que a legislação exige
Portal permite acesso a todas as informações que a legislação exige

Na semana em que é lembrado o Dia Internacional Contra a Corrupção, a Prefeitura de Presidente Prudente anuncia o novo Portal da Transparência. Agora, incluindo um endereço eletrônico mais fácil, o prudentetransparente.com.br, os cidadãos têm acesso a todas as informações que a legislação exige, além de outras já disponíveis, em um formato mais amigável.
No novo portal, a tecnologia utilizada é a de cards, isto é, todas as informações são divididas em cartões temáticos e cada assunto tem uma cor diferente. No endereço eletrônico, estão reunidos os cinco entes da administração municipal, sendo eles: Prefeitura, Inova Prudente, Prudenprev (Sistema da Previdência Municipal), tanto os servidores ativos como os inativos, e o Sassom (Serviço de Assistência e Seguro dos Municipiários).
“Apesar de o antigo portal ser bem avaliado pelas instituições de controle e fiscalização, percebemos que as pessoas tinham certa dificuldade em encontrar as informações, então facilitamos isso. Agora, o portal permite que o internauta encontre em uma única tela qualquer assunto que esteja buscando, de forma que não é necessário conhecer o site a fundo para encontrar o que é desejado”, explica Rogério Marcus Alessi, titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação).

Pesquisa por palavra-chave

Além de inúmeras informações disponíveis na tela inicial assim que o internauta clica no ente desejado, é possível também pesquisar por palavras-chave. Dessa forma, caso o internauta digite “água’”, o portal apresentará todas as informações relativas ao consumo de água, bem como de outros insumos, como energia e telefone. O mesmo funciona para outras palavras, como “convênios”, por exemplo, que apresentará a relação dos convênios estaduais, federais e municipais, entre outros.
O novo Portal da Transparência acumula ainda as tecnologias responsiva e de recursividade. A primeira é aquela que adapta o site ao formato da tela do equipamento utilizado para navegação, enquanto que a segunda é responsável por identificar as palavras mais pesquisadas e colocá-las em destaque, o que deve facilitar ainda mais para que os internautas encontrem informações sobre os assuntos mais buscados.
“Além disso, tudo pode ser editado pela Sefin [Secretaria Municipal de Finanças], ou seja, se a pasta constatar que as pessoas estão procurando por palavras que não constam em certos assuntos, poderá inseri-las. Outro ponto importante é que aumentamos a velocidade de integração do portal. Assim, algumas informações que antes levavam alguns dias para saírem dos sistemas da contabilidade, poderão estar disponíveis até mesmo no dia seguinte após o fechamento contábil”.
Por fim, Alessi reforça que a transparência é um atributo da atual gestão e a entrega de um Portal da Transparência totalmente reestilizado “comprova o compromisso de entender as dificuldades de quem acessa e, sempre que possível, melhorá-las e torná-las acessíveis a todos”.

Publicidade

Veja também