Prefeitura planta 60 mudas no Girassóis

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 27/01/2017
Horário 09:14


Dando sequência ao Programa de Arborização Municipal Prudente Mais Verde, promovido pela Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e a Câmara Municipal, a Prefeitura realizou, na manhã de ontem, o plantio de 60 mudas em uma área verde da Rua Eliéser Graça da Silva, esquina com a Elza Fernandes Castilho, no Parque dos Girassóis, na zona oeste da cidade. De acordo com o titular da Semea, Wilson Portella Rodrigues, a ação teve como objetivo a conscientização ambiental e a defesa da arborização, além do embelezamento do trecho escolhido. Para isso, foram plantadas no local diferentes espécies nativas da região, como ipê, acácia-roxa, farinha-seca, pau-formiga, pau-brasil, embaúva, mutambo, aroeira-pimenteira e goiabeira.

Jornal O Imparcial Plantio de diversas espécies nativas visa revitalizar área verde do Parque dos Girassóis

Conforme o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), que acompanhou pessoalmente a ação, além do plantio das mudas, o Parque dos Girassóis será contemplado nas próximas semanas com a limpeza e roçada de uma área institucional localizada no outro lado da via. Segundo ele, a medida se faz necessária em virtude do clima úmido, que favorece o crescimento de mato. "Fizemos uma vistoria prévia e percebemos que existe até mesmo brejo por aqui, sendo assim, vamos providenciar a limpeza e, em seguida, o plantio das mudas, a fim de impedir que esse mato cresça", expõe. O chefe do Executivo acrescenta que a Prefeitura também está com um projeto em andamento, com a finalidade de tornar as áreas verdes do bairro mais utilizadas pela população. "Estamos analisando a possibilidade de implantar por aqui uma trilha", exemplifica.

Bugalho destaca que, por ser o oeste paulista uma região muito quente, o plantio de árvores faz diferença e propicia um clima mais agradável. Desta forma, ele solicitou que a Semea elabore um cronograma de ações grandes em áreas prioritárias da cidade e até mesmo na região central. Para a concretização deste plano, o prefeito pede, a exemplo de anos anteriores, o apoio de entidades envolvidas com causas sustentáveis. "Em outras ações, contamos com a colaboração de escolas, clubes do Rotary, maçonarias, turmas da Unesp , que nos ajudaram de forma positiva. Então, fica o convite para os que quiserem novamente se juntar a nós", denota. Em diálogo com Portella, Bugalho já até cogitou um nome para o mutirão. "Uma vez que temos a Caravana da Saúde, vamos agora por em prática a Caravana Verde", pontua.

Lançado oficialmente em maio de 2014, sob autoria do vereador Ênio Luiz Tenório Perrone (PSD), o Programa de Arborização Municipal Prudente Mais Verde tem como proposta fomentar projetos de coleta seletiva, plantio em canteiros de avenidas e áreas verdes, recomposição ciliar em córregos, rios e nascentes e limpeza de fundos de vale, incluindo a participação da comunidade, com o intuito de promover a educação ambiental.

 
Publicidade

Veja também