Prefeitura realiza mutirão em 14 bairros de Prudente

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 14/02/2016
Horário 08:56
 

A mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti – vetor da dengue, chikungunya e vírus da zika – realizada ontem, contou com mais um mutirão de recolhimento de entulhos, em Presidente Prudente. Desta vez, a ação foi realizada na área 2, outro setor com bastante incidência de dengue no município, que compreende o Jardim Bela Vista, Cecap, Cohab, Funada, Green Ville, Jequitibás I e II, Jardim Mediterrâneo, Monte Alto, Ouro Verde, São Geraldo, São Paulo e Servantes I e II.

O trabalho foi realizado das 8h às 17h, por uma equipe de 250 pessoas, composta pelos funcionários da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), agentes das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento).

Jornal O Imparcial Ação ocorreu ontem, em diversos bairros, das 8h às 17h

De acordo com Vânia Maria Alves, coordenadora da VEM, a Prefeitura tem aplicado uma série de ações estratégicas para combater o mosquito, já que a cidade vive em tempos de epidemia. Somente neste ano, cerca de 2.004 casos de dengue já foram confirmados. "O Índice Breteau está alto e os casos têm aumentado a cada dia. É preciso que a população se mobilize para mudarmos este cenário, pois a situação está muito crítica", comenta.

Mesmo com estes registros, a população tem contribuído com as ações. Os arrastões, como são chamados, foram iniciados no dia 20 de janeiro, pelo setor 4, a zona com maior incidência da doença na cidade. Nos bairros daquela área, foram recolhidas 90 cargas de caminhão. Segundo os agentes da ação, os materiais mais descartados são latas, garrafas e móveis velhos que ficam descartados no fundo das residências, grandes potenciais de acúmulo de água e criadouro do mosquito.

"Nossa pretensão é continuar com o trabalho todos os sábados. A cada semana faremos um levantamento epidemiológico e direcionaremos as equipes para o setor que demonstrar maior risco", expõe Vânia.

 

Saiba Mais

Anastácio e Epitácio

Em Santo Anastácio e Presidente Epitácio, o trabalho também foi executado. A Vigilância de Anastácio realizou uma espécie de mutirão específico. Não foram recolhidos entulhos e materiais inservíveis, como nas ações convencionais. As equipes de saúde se mobilizaram na cidade inteira para diagnosticar e limpar focos do mosquito. Já a Prefeitura de Presidente Epitácio fez um mutirão em parceria com diversos órgãos do município para recolher todo recipiente que possa acumular água e se tornar criadouro do mosquito. O serviço partiu do Paço Municipal e seguiu ao bairro Vila Martins.
Publicidade

Veja também