Prefeitura recebe propostas para implantação da Zona Azul Digital a partir de 11 de setembro

Edital de concorrência presencial que trata da concessão do estacionamento rotativo foi republicado pelo Executivo no Diário Oficial desta quarta-feira

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/08/2025
Horário 12:30
Foto: Arquivo
Novo sistema da Zona Azul permitirá compra de créditos por aplicativo, em substituição aos tickets
Novo sistema da Zona Azul permitirá compra de créditos por aplicativo, em substituição aos tickets

A Prefeitura de Presidente Prudente republicou na edição do Diário Oficial Eletrônico do Município, desta quarta-feira, o edital de concorrência presencial 25/2025, que trata da concessão do estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul. Interessados poderão apresentar suas propostas, a partir das 10h do dia 11 de setembro, no Paço Municipal. Informações podem ser obtidas no mesmo local ou através dos telefones (18) 3902-4452, (18) 3902-4440 e (18) 3902-4456.

O Decreto 36.847, que regulamenta a concessão do serviço de implantação e gerenciamento do sistema de estacionamento rotativo já tinha publicado pelo Executivo, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), em edição extraordinária do Diário Oficial, no dia 12.

A ideia da gestão é implantar um modelo totalmente digital e informatizado, seguindo o que determina a Lei Municipal 0.515/2021 e o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A concessão será feita por meio de licitação, na modalidade concorrência, com prazo inicial de 180 meses, podendo ser prorrogada por igual período. A Zona Azul abrange todo o quadrilátero central, além do estacionamento do Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares e as avenidas Washington Luiz, Manoel Goulart e Brasil.

Zona Azul Digital
Como noticiado este diário, a futura Zona Azul Digital foi apresentada aos lojistas da área central da cidade no dia 13 pelo titular da Semob, Adauto Bibiano da Silva Junior, em reunião realizada na Acipp (Associação Comercial e de Inteligência de Presidente Prudente). Ele explicou que o novo sistema permitirá a compra de créditos de estacionamento por aplicativo, QR Code e, ainda, por meio dos talões físicos comercializados em lojas, cujos pontos de venda receberão placas de identificação. Ainda segundo o secretário, a nova Zona Azul estará em operação até o início de dezembro.

O sistema digital permitirá a ativação e gerenciamento do estacionamento rotativo com praticidade. Os motoristas poderão comprar créditos e ativar a Zona Azul de qualquer lugar usando o celular, sem a necessidade de ir a postos físicos de venda. Também será possível renovar o tempo de estacionamento remotamente, evitando deslocamentos para comprar novos tickets.

Publicidade

Veja também