Presidente da Câmara vê clima já aquecido na disputa da Prefeitura

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 28/04/2024
Horário 04:55

CLIMA AQUECIDO
O Plantão perguntou ao presidente da Câmara Municipal de Prudente, Tiago Oliveira (PP), se o momento de agora oferece indícios de que a campanha eleitoral deste ano será mais calma ou mais agitada que as anteriores.

REDES SOCIAIS
Em sua resposta, tomou como comparativo as eleições de 2022, as quais entende que foram fortíssimas nas redes sociais, com eventos bons e ruins. Então, acredita que em Prudente não será diferente com relação às eleições municipais em outubro.

CAMPO BOM
Tiago entende que a internet deu voz a todos e que isso fortalece a democracia. Se manifesta favorável à liberdade de expressão e opinião, esperando que tudo fique no campo das ideias e boa política.

MENOS POSSÍVEL
Esperança associada com o pensamento de que aconteça o menos possível de eventos ruins, como ataques pessoais, fake news e outros meios nada republicanos. Comenta que, ao observar os bastidores, vê um clima aquecido de campanha futura para prefeito.
 
OUTRO PREFEITO
Esse clima quente, no seu entendimento, decorre do que define como existência de um vácuo de eficácia na gestão municipal e que isso abre uma grande possibilidade de se ter outro prefeito a partir de 2025.

TUDO OU NADA
Diante do desenho desse quadro, Tiago enxerga que, com essa possibilidade, quem pretende chegar ao cargo de prefeito “dará a vida” para isso. Mas, não vê essa mesma situação na disputa pelas 13 cadeiras da Câmara Municipal.

EM REDUTOS
Essa visão diferente, pela qual o clima ainda não está aquecido, é justificada na compreensão de que a disputa para vereador é centrada geograficamente em redutos, com eleitores para todos que sonham com uma cadeira no parlamento.

BEM ACIRRADA
Ainda assim, avalia que a disputa entre os candidatos a vereador será acirrada, inclusive por conta da nova regra de distribuição de cadeiras e menos candidatos por chapa. Em 2020, eram 20 candidatos. Em 2024, serão 14. Portanto, 30% a menos.

HORA DE AVANÇAR
A esperança de Tiago é a de que todos pensem no desenvolvimento econômico e social da cidade, olhando para a frente e não para o retrovisor. Diz isso para concluir que passou da hora de avançar em todas as áreas.

POR DUAS VEZES
Nesta segunda-feira, completará três anos da morte de Jorge Galli, que ocorreu em 2021, aos 64 anos de idade. Foi vereador por duas vezes e duas vezes suplente. Seu reduto era a Vila Verinha.

PAUTA DA SESSÃO
Na pauta da sessão ordinária desta segunda-feira à noite na Câmara Municipal de Presidente Prudente, serão apreciados 86 requerimentos (boa parte sobre serviços de zeladoria na cidade), 65 indicações e quatro moções de aplausos.

CARTÃO DE PRATA
No intervalo da sessão ordinária, haverá sessão informal para entrega de Cartão de Prata a Paulo Sérgio Teodoro, mais conhecido como mestre Branco. A iniciativa da homenagem é do vereador Ivan Itamar (União Brasil).

Publicidade

Veja também