Presidente Prudente, uma cidade em ascensão

OPINIÃO - Renato Michelis

Data 12/09/2023
Horário 04:30

Difícil saber se o Coronéis Goulart e Marcondes imaginaram que um dia a então Vila Goulart, como era conhecida Presidente Prudente na época da emancipação territorial e administrativa de Conceição de Monte Alegre (atual Paraguaçu Paulista), chegaria a uma população de 230 mil habitantes e seria líder da 10ª Região Administrativa e capital do oeste paulista. Mesmo não prevendo isso, com certeza eles se orgulhariam da pujante e promissora cidade que ajudaram a dar início há 106 anos. Eu sei que me orgulho! 
Nascido e criado nestas terras, brinquei pelas ruas do Bosque ainda quando o centro se resumia ao quadrilátero entre as quatro avenidas, ou pedalava minha monareta nas tardes de fim de semana em torno do córrego do Bacarin, na Vila Dubus. Quando o espírito de aventura era maior, a molecada esticava até o longínquo Parque do Povo, que ainda era apenas um vale com um riozinho no meio. Já na adolescência, era jogando no Tênis Clube que, via de regra, a bola caía no buracão e tocava a descer para buscar.
De lá para cá, nossa cidade prosperou e cresceu muito. Esses fundos de vale já não existem mais, a urbanização chegou! As gerações anteriores e as vindouras, assim como a nossa, têm contribuído demasiadamente para que nos tornemos referência no Estado e no país. Sob jurisdição da capital do oeste paulista, são 53 cidades que fazem parte da 10ª RA, com cerca de 850 mil habitantes. Somos um centro comercial, médico e de prestação de serviços muito forte e estruturado; temos ainda um enorme potencial para o agronegócio e a agroindústria, pois possuímos vasta área de terras com índices pluviométricos, topografia e fertilidade apropriados a todo tipo de cultura. E no ano passado, com a sanção da Lei 17.517 (Lei da Paz no Campo), conquistamos a tão esperada segurança jurídica para desenvolver estes potenciais.
Agricultura, pecuária, agroindústria, comércio, serviços, educação (universidades) e saúde (hospitais) são as nossas credenciais para o futuro. E com a viabilização do corredor Bioceânico, nosso posicionamento geográfico nos permite sermos centro fornecedor e receptor de mercadorias. Sem falar do biometano, um promissor combustível natural e renovável, a qual nossa cidade é pioneira na distribuição canalizada diretamente da indústria para o consumidor e que tem potencial de se tornar o epicentro nacional desta nova matriz energética, como mencionado por especialistas no Fórum de Desenvolvimento Sustentável do oeste paulista, que a UEPP teve o privilégio de realizar nesse agosto.
Somos exemplo em segurança pública, mesmo com o alto índice per-capita de vagas em sistemas prisionais, instalados em nossa região nas décadas passadas. Porém, precisamos melhorar nossos planos de desenvolvimento urbano e de investimentos em infraestrutura, bem como os projetos de sustentabilidade (resíduo sólido urbano); para isso, temos que aprender cada vez mais a unir forças no intuito de ajudar e também fiscalizar o poder público.   
Prudente honra seu passado e olha com confiança para o futuro. Nosso povo é merecedor e protagonista de seu destino. Com determinação, podemos transformar nossa comunidade em um lugar mais próspero e acolhedor, moldando o destino da cidade para as próximas décadas. Parabéns, Prudente!
 

Publicidade

Veja também