Prevenção

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 19/05/2022
Horário 03:35

A Usina Caeté - Unidade Pauliceia, mais uma vez leva a sua preocupação a toda comunidade da Nova Alta Paulista, para as atenções que se deve ter a fim de se evitar os perigos do incêndio nas plantações agrícolas, em especial nos canaviais, que são mais frágeis ao fogo. A usina mantém toda estrutura de combate a incêndio, mas também oferece informações sobre o assunto, e isso é um tema permanente colocado à disposição de agricultores da região, que assim recebem orientações de como fazer e de como se precaver desse grande perigo. Basta contatar pelo telefone (18) 3876-9734.

MAIO AMARELO
Na manhã e início da tarde de sábado (14), solicitadas pelo setor de Trânsito da Prefeitura de Lucélia, equipes da Polícia Militar participaram de uma ação de conscientização sobre o trânsito, que ocorreu na principal avenida do município. Segundo os responsáveis, as atividades que compõem a Campanha do Maio Amarelo buscam, através de diversas ações, conscientizar a população, sobretudo os condutores e pedestres, quanto à educação e prevenção de acidentes. 

MAIS DUAS OPERAÇÕES
Envolvidos na ação de conscientização, policiais militares realizaram ainda nesta data outras duas operações  "VISIBILIDADE" e  "SERVIR e PROTEGER" - que visam à intensificação de policiamento, a fim de coibir preventivamente a fiscalização de trânsito e  abordagens, isto tudo, de maneira planejada, de acordo com a realidade e necessidade de cada município do Estado. 

RODEIO
A cidade de Adamantina deve ter festa de rodeio em junho. A informação foi divulgada neste fim de semana pelo jornal Folha Regional, após consultar a Prefeitura de Adamantina. A realização do rodeio ficará a cargo da empresa Cabeludo Eventos, que detém contrato em aberto, mediante licitação pública, já que o evento de 2020 foi suspenso em razão da pandemia da Covid-19. Embora a Prefeitura tenha confirmado a realização do rodeio para junho, não há uma data mais objetiva divulgada, nem as atrações que farão parte da programação. A última festa de rodeio em Adamantina foi em 2019, quando se apresentaram Bruno & Marrone, Day & Lara, Rionegro & Solimões e Gusttavo Lima. Depois, em 2020 e 2021 a festa não ocorreu, em razão da pandemia.

DIPLOMAÇÃO ANTECIPADA
O Tribunal de Justiça do Estado manteve a decisão da juíza Ruth Duarte Menegatti, da 3ª Vara de Adamantina, que determinou a autorização da colação de grau antecipada de uma aluna do curso de Medicina. O Ministério da Saúde autorizou, em 2020, em caráter excepcional, a antecipação da colação de grau de alunos dos cursos da área de saúde, como forma de enfrentamento à pandemia. Em agosto do mesmo ano, foi promulgada lei flexibilizando as regras do ensino superior, a fim de permitir a conclusão antecipada dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia, desde que concluído mais de 75% da carga horária do internato médico ou estágio supervisionado. No âmbito estadual, o Conselho de Educação autorizou as instituições de ensino a expedirem os diplomas de conclusão de curso aos estudantes nesta situação, desde que completada a carga horária mínima.  A autora da ação foi aprovada em primeiro lugar em concurso público realizado pela Prefeitura de Lençóis Paulista para o cargo de médica. O julgamento teve votação unânime pelo Tribunal de Justiça do Estado.

CERÂMICAS
Diretores da Incoesp (Sindicato das Cerâmicas do Oeste de São Paulo), com sede em Panorama, estiveram reunidos em Itu, para discutir as recentes normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em relação às informações sobre os tijolos. Segundo consta, a cada cinco anos são propostas algumas alterações quanto ao tamanho e formato de produtos industrializados e, neste caso, a Incoesp, que representa todos os ceramistas da Nova Alta Paulista e também da Sorocabana, foram conhecer esses estudos para discutir e repassar para todos os seus associados.

EMENDA
A deputada federal Renata Abreu, presidente do Podemos, atendendo pedido de dois vereadores de Irapuru, destinou uma emenda parlamentar para o município. Os vereadores Antonio Carlos Ferreira e José Carlos Boa, que cumprem seus primeiros mandatos, solicitaram recursos para a deputada, que destinou no ano passado um montante de R$ 60 mil como emenda. O prefeito Ademar Calegão (União Brasil) reuniu-se com os dois vereadores, propondo uma contrapartida e resultando no valor para aquisição de um veículo para uso do setor da saúde, que foi entregue na semana ao município.

FILOSOFANDO EM TROVAS
Quando Jesus disse um dia
Eu vos dou a minha mão,
É pra fazermos o mesmo
Para o próximo, nosso irmão.
                                  (José Costa)

Publicidade

Veja também