Prevenção ao câncer de mama e colo de útero

Mesmo com unidades móveis paradas, Hospital de Amor de Barretos recebe agendamentos de consultas; entre janeiro e março deste ano, foram feitos 3.322 atendimentos na região de Prudente

Saúde & Bem Estar - ROBERTO KAWASAKI

Data 23/10/2020
Horário 07:08
Arquivo/Edvaldo Carvalho Filho - Unidade móvel está parada em decorrência da pandemia
Arquivo/Edvaldo Carvalho Filho - Unidade móvel está parada em decorrência da pandemia

Quanto mais cedo descoberto, o câncer de mama tem grandes chances de cura. É com essa missão que o Hospital de Amor de Barretos disponibiliza atendimentos gratuitos por meio das unidades móveis que circulam os municípios. Entre janeiro e março deste ano, antes da suspensão do serviço devido à pandemia, na região de Presidente Prudente foram feitos 3.322 atendimentos, entre realizações de mamografias e preventivos do colo de útero. 
Dentre os municípios atendidos estão Tarabai, Narandiba, Sandovalina, Pirapozinho, Anhumas, Taciba, Regente Feijó, Distrito de Montalvão, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Caiuá, Piquerobi, Panorama e Marabá Paulista. “A unidade móvel de prevenção oferece, sem custo nenhum para a população, o que se tem de melhor em termos de prevenção do câncer de mama e do colo do útero”, afirma Edvaldo Carvalho Filho, coordenador voluntário do hospital em Tarabai. “Se verificarmos alguma alteração na mama, a própria unidade convoca a paciente para os exames complementares”, explica. 
A unidade mais próxima do Hospital de Amor de Barretos fica em Nova Andradina, que, além dos exames mencionados, realiza ultrassons de mama, biópsias e pequenas cirurgias. “Descobrindo precocemente o câncer de mama, existem 95% de chances de cura. Às vezes, a paciente percebeu a alteração pelo autoexame e foi ao postinho para marcar as etapas dos procedimentos, que demoram meses. Nosso trabalho leva cerca de 30 dias”, explica. Conforme Edvaldo, durante o tratamento, nada impede que a paciente escolha outro hospital. “A nossa luta é contra o câncer”. 

Desde 2017, as unidades móveis do hospital de Barretos já realizaram mais de 8 mil exames na região de Prudente

Expansão a municípios

Desde 2017, as unidades móveis do hospital de Barretos já realizaram mais de 8 mil exames na região de Presidente Prudente. A ideia de expansão para outros municípios foi apresentada em um encontro ocorrido na terça-feira, em Tarabai. Apesar da pandemia que paralisou o serviço móvel, a equipe continua com os agendamentos para os procedimentos no hospital. De acordo com o coordenador, a paciente pode ir por conta própria ou montar caravanas para a viagem.
“O trabalho de conscientização tem feito o pessoal procurar o atendimento”, afirma. “O câncer é silencioso e não podemos deixar ele se manifestar para iniciar o tratamento. É preciso se antecipar, e isso só é feito através da prevenção”, orienta Edvaldo.  

SAIBA MAIS
O Hospital de Amor de Barretos vive basicamente de doações, e sofreu os impactos da pandemia. Diante disso, no dia 13 de dezembro haverá um leilão virtual voltado com ajudas da região de Presidente Prudente. Para mais informações sobre o evento e agendamentos de consultas, o contato é o (18) 99732-1338.

Fotos: Arquivo/Edvaldo Carvalho Filho

caravana ao hospital de amor de barretos mulheres região presidente prudente
Mulheres da região montam caravanas para irem ao hospital

hospital de amor de barretos unidade móvel presidente prudente
Edvaldo é coordenador do hospital em Tarabai

SAIBA MAIS

Luta contra o câncer é fortalecida pelo amor e apoio de familiares e amigos

Família une forças na luta contra o câncer 

Câncer de mama: atendimentos crescem 61,8% no HR

Veja também