Prevenção (COVID-19)

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 03/02/2021
Horário 03:35

Diante do número elevado de pessoas infectadas com o coronavírus em Indiana, a Secretaria Municipal de Saúde adotou medidas adicionais para prevenir a expansão da doença. Com a constatação de que várias pessoas no município não estavam cumprindo o isolamento domiciliar, conforme orientação médica, os agentes de saúde começaram a realizar visitas domiciliares diariamente, com o objetivo de verificar se as pessoas contaminadas ou suspeitas de infecção estão cumprindo as orientações.

Isolamento domiciliar

O isolamento domiciliar tem como base a Portaria 356, de 11 de março de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente à Covid-19. O descumprimento poderá acarretar em responsabilização civil, administrativa e penal, podendo ainda ser enquadrado em dois artigos do Código Penal, o 268, crime contra a saúde púbica, com pena de detenção de um mês a um ano, e multa. Também o artigo 330, crime de desobediência, com pena de detenção de 15 dias a seis meses, e multa. Permanecer em isolamento, além de um dever, é um ato de respeito e amor ao próximo.

Defesa civil - Martinópolis

O prefeito Marcos Freitas, em ato solene, recebeu na última segunda-feira um veículo, aparelhado com kit especial para os trabalhos do Setor de Defesa Civil do município. Dentre as autoridades presentes estava o ex-deputado Ed Thomas (PSB), que compareceu para prestigiar o evento, considerando que o benefício a Martinópolis ocorreu através do mesmo, quando ainda estava no cargo de parlamentar.

Primeira sessão do legislativo

A Câmara Municipal de Indiana realizou ontem sua primeira sessão, integrada agora pelos novos vereadores eleitos no último pleito. Entre outros assuntos ocorreu a votação para a criação das comissões permanentes. Houve também apresentação de requerimentos e indicações de alguns edis, atendendo pedidos de munícipes de nossa cidade.

Novos servidores

O Legislativo indianense está de cara nova, pois, além dos novos edis eleitos, já estão trabalhando os servidores, aprovados no concurso realizado em 2018, liberado recentemente pela Justiça. Assim, tomaram posse Mariana Scaion Vieira Correa, na função de assessora legislativa; Ana Lívia da Silva, serviços gerais; Lara de Lima Cicotoste, auxiliar administrativa; e Everton Felipe, que atuará como assistente técnico legislativo. A Câmara voltou a atender o público em seu horário normal, das 8h às 17 h, de segunda a sexta.

Trevo de Martinóplis

As péssimas condições da pavimentação do acesso a Martinópolis têm gerado muitas reclamações de motoristas que se dirigem ao município pela Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425). Após adentrar a pista que dá acesso existe uma rotatória, e há meses que várias crateras surgiram naquele setor prejudicando os motoristas que se dirigem a Martinópolis. São buracos enormes que podem provocar acidentes, além de prejudicar os veículos, danificando pneus, suspensão e outros acessórios.

Atualização do DIPAM

Os produtores rurais de Martinópolis estão sendo convocados a comparecer ao Setor de Tributação da Prefeitura para atualização da Dipam (Declaração para o Índice de Participação dos Municípios). Todo produtor deve apresentar seus talões de notas emitidas no ano de 2020 para preenchimento da Dipam, até dia 26 de março. A Dipam é gratuita e obrigatória.

Mudança no sistema

Todo proprietário de veículos deve estar atento para as mudanças no sistema de trânsito, a começar pela documentação. A partir deste ano deixa de existir os recibos de transferências, em papel, em casos de compra e venda. Agora, tudo passa a ser eletrônico, emitido pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), mas o prazo para a devida transferência continua sendo de 30 dias. O Detran está atendendo somente por agendamento online, das 9h às 16h30, de segunda a sexta.

Obras paralisadas

O prolongamento da Avenida Clemente Pereira, em Regente Feijó, está com as obras de alargamento completamente paralisadas, em virtude das últimas chuvas. Iniciadas no final do ano passado essas obras fariam uma grande transformação desta importante via pública, por ser de grande utilidade e também por dar acesso de entrada e saída aos veículos de toda a região. As chuvas constantes têm causado problemas, pois toda a terra colocada nas margens da avenida está cedendo e formando erosões, além de carros que de vez em quando ficam encalhados. Caminhões pesados então nem pensar em trafegar, pois podem afundar na terra ainda sem consistência.

Vozes do obscurantismo

Achei interessante a frase do ministro Luiz Fux, na abertura do ano judiciário, quando afirmou que a vacina contra o coronavírus permitirá que a racionalidade vença o obscurantismo e que não se deve dar ouvido a vozes que propagam "ódio, desprezo às vítimas e negacionismo científico". Fux estava ao lado de Jair Bolsonaro, quando proferiu essa frase.

Em tempo

"Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo".

Publicidade

Veja também