Preventivos contra câncer de intestino melhoram chances de cura, alerta médico

Além de cuidados com saúde e alimentação, é aconselhável que pacientes com mais de 50 anos passem periodicamente pelo exame de colonoscopia

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 30/08/2021
Horário 15:48
Foto: Unimed
Gastroenterologista Marcelo Lemos orienta sobre importância do diagnóstico precoce
Gastroenterologista Marcelo Lemos orienta sobre importância do diagnóstico precoce

Só no ano passado, o Brasil registrou 40.990 casos de câncer de intestino. Os dados são do Inca (Instituto Nacional do Câncer) e mostram que 50,06% eram homens e 49,94% mulheres, sendo que, do total de casos, metade foi a óbito. 

Atualmente, o câncer de intestino ou câncer colorretal é o segundo tipo mais frequente no Brasil. Porém, de acordo com o gastroenterologista da Unimed de Presidente Prudente, Marcelo Jonbatiste Lemos, é tratável e com altos índices de cura, “quando detectado precocemente”. 

Segundo ele, o câncer de intestino é uma lesão que ocorre na mucosa do colón ou do reto (antes do ânus), podendo ser maligna ou não. “O diagnóstico é realizado por rastreamento de sangramento nas fezes, queixa de dor abdominal intensa pelo paciente, alteração do trânsito intestinal, emagrecimento e anemia”, explica.

O diagnóstico precoce oferece uma chance de cura muito importante. Por isso, de acordo com o médico, dá-se a necessidade da prevenção, que é realizada com pacientes aos 50 anos. A eles, é sugerido passar periodicamente por um exame de colonoscopia – procedimento que captura imagens em tempo real do intestino grosso. 

“A incidência do câncer de intestino é mais comum em pacientes com vida sedentária, com má qualidade alimentar, que têm a ingestão muito grande de carnes processadas, carnes vermelhas e uma dieta pobre em fibras, o que leva à constipação intestinal, causando o aumento da impactação de fezes na mucosa”, acrescenta Lemos.

Prevenção é necessária

Tanto o cooperado da Unimed de Prudente quanto o Inca orientam que a prevenção a essa doença se dá pela manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável. A boa alimentação precisa ser composta, principalmente, por “alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes”.

“No entanto, em caso de dúvidas, procure um profissional especializado. Ele te orientará quanto à conduta correta na prevenção do câncer colorretal”, completa o gastroenterologista.

Publicidade

Veja também