Primeira coluna do ano

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 22/01/2021
Horário 03:37

Estive de férias. Não escrevi ainda aqui em minha coluna este ano. Estamos de volta. Desejo a todos um feliz Ano-Novo e que tenhamos notícias boas e paz. 

Estreando novas administrações

O extremo oeste do Estado está experimentando algo novo na política. As três últimas cidades na rota da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), antes de chegar à fronteira com Mato Grosso do Sul, estão sendo comandados por mulheres. 

Barbara, Rute e Cassia

O trio de damas que manda nas cidades à beira da fronteira é formado por Bárbara Vilches (no primeiro mandato) com Rute Almeida e Cássia Furlan, reeleitas. Juntas, governam para cerca de 90 mil pessoas. 

Unidas para pedir ao estado

Na quarta-feira, Vilches esteve com Rute Almeida para combinar ida a São Paulo. Quer pedir ao governador João Doria que faça o recapeamento entre Presidente Venceslau a Presidente Epitácio da vicinal da Aymoré. A estrada está em penúria.

O sofrimento ds Sumaré

“Não aguentamos mais isso. Nossa vida é carregar baldes d’água”, queixa de uma moradora do bairro Sumaré em Presidente Venceslau. O problema vem de um governo para o outro e se agravou nos últimos dias. Bárbara Vilches quer furar um novo poço no local. 

Mortes assustam cidades

Presidente Venceslau é a quarta maior população da região, mas figura em segundo lugar no número de mortes por Covid-19. Isso é intrigante. Até agora são 48 mortes. Uma em cada 833 pessoas desde o início da pandemia. 

Cidades com populações maiores

Dracena, cidade com 47 mil habitantes, tem 35 mortes. Presidente Epitácio, com 44 mil habitantes, tem 26 mortes e Presidente Venceslau, com 40 mil, tem 48 mortes. Só perde para Presidente Prudente, com 217 mortes confirmadas. 

O cerco apertou

Desde a virada do ano, quando começaram a morrer pessoas quase todos os dias, a população de Presidente Venceslau notou que a questão é mais séria do que pensava, e houve maior conscientização. Mesmo assim, os casos positivos diários estiveram, desde então, acima da média.

Convênio de internato

A Santa Casa de Presidente Venceslau fechou convênio de internato de Medicina para 33 alunos da Faculdade de Medicina de Dracena. A cerimônia foi realizada na segunda-feira passada na sala de recepção do hospital. 

Autoridades presentes

Estiveram na solenidade de celebração do convênio, o provedor da Santa Casa, José Luis Ghizzi, a secretária administrativa do hospital, Suzy Bonifácio. De Dracena vieram Enio Garbelini, Edson Kai, Fernando Nunes e Marilda Abreu.

Colocando em prática

Um dos desejos de campanha da prefeita Bárbara Vilches era o de despertar na população o trabalho voluntário em prol da cidade. Conseguiu na segunda semana de seu governo reunir muitos adeptos deste tipo de trabalho para limpar áreas verdes públicas da cidade. Quer levar o projeto à frente, mas o tempo chuvoso impediu o trabalho neste último final de semana. 

Vereador estará em São Paulo

O vereador Tácito Alexandre informou a nossa coluna, que na terça-feira tem audiência marcada com os deputados Milton Leite Filho (estadual) e Alexandre Leite (federal) em São Paulo. Comentou que viajará acompanhado da prefeita Bárbara Vilches e Rute Almeida. Levam pauta de muitos assuntos, mas a principal é o recapeamento da via vicinal da Aymoré.

Publicidade

Veja também