Primeira etapa de cirurgia para separação de gêmeas siamesas de Piquerobi é realizada em Ribeirão Preto

Allana e Mariah nasceram unidas pelo crânio e são acompanhadas pelo Hospital das Clínicas desde que estavam na barriga da mãe; procedimento feito no sábado durou mais de 9 horas

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 08/08/2022
Horário 14:58
Foto: HC Ribeirão Preto
Gêmeas siamesas de Piquerobi passaram por procedimento cirúrgico neste sábado
Gêmeas siamesas de Piquerobi passaram por procedimento cirúrgico neste sábado

Foi realizada neste sábado a primeira etapa do tratamento cirúrgico para a separação de irmãs unidas pelo crânio, Allana e Mariah, moradoras de Piquerobi. Elas foram submetidas ao procedimento no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP).

De acordo com o hospital, cerca de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio, participaram da cirurgia, que durou 9h30.

"As gêmeas estão acordadas, respondendo bem e seguem para cuidados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica", escreveu a instituição em publicação nas redes sociais no final da tarde de sábado.

O hospital aponta que o procedimento foi planejado e preparado durante meses por meio do uso de projeções de realidade virtual da imagem das gêmeas siamesas craniópagas, com base em tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas.

A equipe multidisciplinar acompanha as meninas desde 2021, quando ainda estavam na barriga da mãe.

Todo o caso foi conduzido pelas equipes de Neurocirurgia Pediátrica e Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas, sob o comando dos professores Helio Rubens Machado, Marcelo Volpon, Jayme Farina Junior e Pedro Soller Coltro.

Foto: HC Ribeirão Preto - Cirurgia contou com a participação de cerca de 40 profissionais

Foto: Reprodução - Gêmeas são acompanhadas pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto desde 2021

Publicidade

Veja também