Primeira viagem

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 31/12/2020
Horário 04:28

A formulação do secretariado da nova administração de Prudente apresenta estreantes em seus respectivos cargos. Portanto, sem vícios e aptos a se moldarem ao comando da máquina pública; sendo quase todos marinheiros de primeira viagem.

Exceção à regra

A exceção à regra é o secretário do Meio Ambiente, Fernando Luizari Gomes, engenheiro florestal que esteve no mesmo cargo na primeira gestão do então prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã, de 2009 a 2012.

Outra secretaria

O administrador de empresas e jornalista Edilson Magno, que agora será secretário de Planejamento, também foi secretário do Tupã, por pouco mais de 1 ano no Desenvolvimento Econômico, indicado pelo deputado Ed Thomas.

Foi da prudenprev

O novo secretário de Administração, João Donizete Veloso dos Santos, tio do vereador eleito Tiago Santos Oliveira (PTB), foi superintendente da previdência municipal, conhecida por Prudenprev, nos governos Tupã e Nelson Bugalho.

Tripla experiência

O secretário de Assuntos Jurídicos, Jorge Duran, termina hoje o 2º mandato como prefeito de Presidente Venceslau. É procurador jurídico licenciado na Prefeitura de Caiuá e presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema).

Bem significativo

Pela primeira vez na história, há um número significativo de mulheres no secretariado: são seis de 17, o que representa 35,2%. Dentre elas, a primeira-dama, a assistente social Clélia Tomazini, que assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Social, sem remuneração.

Boas companheiras

As demais secretárias são: Priscila Campos Lopes (Turismo), Ana Paula Atayde Setti (Desenvolvimento Econômico), Célia Marisa Molinari (Finanças), Helena de Souza Aguiar (Obras) e Sonaira Fortunato Pereira (Educação).

Além do horizonte

No âmbito da busca de recursos estaduais e federais, duas secretárias poderão contribuir com suas experiências profissionais. Célia, que foi superintendente regional da Caixa, e Helena, que procede do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Área habitacional

Nesse aspecto de vivências em órgãos públicos, Edilson foi gerente regional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), recentemente extinta e que era vinculada à Secretaria de Estado de Habitação. 

No fundo social

Ainda no campo feminino, a policial militar da reserva, Lucimara Rodrigues Silva, esposa do vice-prefeito Izaque Silva (Patriota), irá presidir o Fundo Social de Solidariedade. Cargo sem remuneração.

Primeiro escalão

Além do secretariado noticiado por O Imparcial, outros três nomes já conhecidos para compor o primeiro escalão são: chefe de gabinete, Vander Jonas Martins, presidente da Prudenco, Valdecir Vieira, e diretor do Inova, Diego Andreasi.

Outros cargos

Para suprir vagas dos exonerados por Bugalho, o prefeito Ed Thomas (PSB) tem para nomear secretário adjunto da Saúde, procurador-chefe, controlador interno, contador-chefe, assessor especial, presidente do Sassom (Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários) e superintendente da Prudenprev.

Publicidade

Veja também