Primeira viagem

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 20/01/2021
Horário 03:28

O prefeito de Indiana, Canarinho Jr, viajou no início desta semana, com destino à capital paulista, já buscando alternativas para sua administração, que está dando seus primeiros passos. Não nos foi informado detalhes das visitas que o nosso alcaide fará em São Paulo, porém, com certeza, teremos novidades já partir de amanhã, pois seu retorno deve acontecer ainda hoje.

Recesso com horário especial

A Câmara Municipal de Indiana está atendendo em expediente reduzido diariamente, das 8h às 11h. A partir do dia 2 do mês de fevereiro volta a realizar suas sessões, com os novos vereadores, eleitos no último pleito.

Caibu quer melhorar transporte

A prefeita de Caiabu, Suelen Mative, visitou a empresa de ônibus Jandaia, com o objetivo de melhorar o transporte coletivo da cidade. A população vem sofrendo com a falta dos coletivos para Presidente Prudente, Martinópolis e outras cidades. Segundo a prefeita, a empresa Jandaia deverá dar uma posição nos próximos dias.

Chuvas beneficiam sitiantes

 

As recentes chuvas estão deixando os sitiantes bastante felizes, melhorando em muito a situação das pastagens castigadas pelo período de estiagem. Também os agricultores estão radiantes com as águas de janeiro, propiciando o preparo das terras para o cultivo das principais lavouras de nossa região.  

Por falar em agricultura

Sempre nos vem a lembrança dos agricultores pioneiros de Indiana, famílias japonesas, italianas e espanholas. Destaque para os japoneses que, nas décadas de 1930 em diante, aqui aportaram produzindo algodão e amendoim em grande quantidade. Essas produções, além de dar emprego a muitas famílias, eram vendidas a Anderson Clayton e à Máquina de Beneficiamento do Mario Antunes, duas empresas que deixaram a cidade com a decadência dessas lavouras. Algumas famílias de origem nipônica fizeram história, como a do sr. Itano, Ussui, Okamoto, Kuriki, Morita. Da família Itano ainda temos a senhora Kasuko, que mora em Indiana. Outras famílias descendentes de imigrantes também contribuíram muito para o desenvolvimento do município, como Munhoz, Stuani, Fontolam, Gimenez, principalmente na produção de amendoim, algodão e café.

O que mudou

Com o fim da empresa Anderson Cleiton, no local surgiu o Bairro Amélia Ribeiro, que com o tempo cresceu, dando origem aos Bairros Amélia II e Amélia III. São três populosos bairros, com casas bem edificadas possuindo toda infraestrutura necessária aos seus moradores. Onde existia a Máquina de Beneficiamento do Mario Antunes foi construído um conjunto de casas populares, que com o tempo foram transformadas em belas residências.

Campo do cai

No ano passado, o campo do CAI (Clube Atlético Indianense), que tantas glórias e orgulho proporcionou à população de nosso município, foi totalmente recuperado, com novo gramado, ganhando uma nova fisionomia, e a promessa de promoções esportivas em todas as modalidades, o que seria uma maravilha principalmente para nossa juventude. Mas, infelizmente, o campo já está abandonado novamente, tomado pelo mato, e sem nenhuma perspectiva de qualquer atividade. 

Em tempo

"A vida é um eco. Se você não está gostando do que está ouvindo, observe o que está emitindo".

Publicidade

Veja também