Problema com pombos pode voltar com criação da Praça do Food Truck?

Prefeitura afirma que este tema foi um dos primeiros abordados para a elaboração do projeto e garantiu que a instalação da praça não será um problema

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 11/02/2021
Horário 07:15
Foto: Arquivo
Presença dos pombos no centro da cidade já foi palco de inúmeras discussões 
Presença dos pombos no centro da cidade já foi palco de inúmeras discussões 

Depois que a Prefeitura de Presidente Prudente anunciou que planeja a criação de uma Praça do Food Truck no calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, no centro da cidade, alguns foram os questionamentos que a reportagem recebeu acerca da possibilidade de um assunto já conhecido pela população voltar a ser manchete nos noticiários: a presença massiva de pombos nas redondezas dessa nova praça de alimentação. Ontem, no entanto, a Secretaria Municipal de Turismo garantiu que esta problemática foi um dos primeiros assuntos levantados ao se iniciar o projeto, e pontuou que o corredor do calçadão, onde será a instalação, possui poucas árvores e “quase não possui pombos”. 
Conforme noticiado, o objetivo da administração pública com a iniciativa é o de gerar empregos e renda, além de fortalecer o setor da alimentação e o turismo local. À época, a secretária municipal de Turismo, Priscila Campos Lopes, ressaltou que o projeto já está em fase de elaboração e pontuou que a pasta estuda questões técnicas e jurídicas. “O resultado deve ser apresentado ao prefeito Ed Thomas [PSB] para dar início às ações ainda neste ano”.
Logo após o anúncio, uma não tão nova questão foi levantada pelos moradores da cidade: será que a presença em massa dos pombos, que foi motivo de muitas reuniões e ações do governo anterior, voltaria a ser um problema no centro da cidade? Por isso, ao ser questionada, a Prefeitura afirmou ainda que o acúmulo de aves está situado na Praça Nove de Julho, não no calçadão em si, onde ficarão alojados os Food Trucks. “Para evitar, de vez, essa problemática, há a possibilidade inclusive de alterar a localização dos food trucks para a quadra seguinte, distante do local onde os pombos estão concentrados. A definição exata do local será tomada até o fim desta semana”.
Por fim, lembrou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também estuda alternativas ambientalmente corretas para conter a população de pombos na região central, inclusive com auxílio de universidades. “Tais projetos estão em fase de análise e devem ser executados em breve pelo poder público”.

Problema antigo

A presença dos pombos no centro da cidade de Presidente Prudente foi motivo de reuniões, discussões e inúmeras matérias feitas por este diário ao longo dos anos, mas em especial em meados de junho de 2019. À época, a Prefeitura anunciou que tinha acatado a um pedido do MPE (Ministério Público Estadual) e realizou o processo de poda das árvores da Praça Monsenhor Sarrion, que lidava há anos com a grande quantidade de aves e, consequentemente, fezes no chão, nos bancos e em pontos de ônibus. 
O até então titular da pasta do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, na ocasião, afirmou que entendia que, com a ação executada, resultados foram obtidos, mas lembrou que “isso não quer dizer que o problema tenha sido resolvido”. Isso porque, logo após a poda, houve a migração das aves para a Praça Nove de Julho, em frente ao local que antes era palco das discussões. 

Publicidade

Veja também