Procura por vinhos e espumantes cresce 60% neste fim de ano

Confraternizações, Natal e réveillon impulsionam busca também por espumantes, que são opção para quem quer presentear

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 21/12/2023
Horário 06:13
Foto: Cedida
Vinhos e espumantes são ótimas opções para presentear
Vinhos e espumantes são ótimas opções para presentear

Brindar o sucesso de 2023 nas confraternizações, assim como o nascimento do menino Jesus durante o Natal, e, ainda, dar boas-vindas a um novo ano repleto de expectativas. Seja qual for o motivo da celebração, os vinhos e espumantes têm presença confirmada em todas as festas de fim de ano. Tradicional no inverno, a bebida resultante da fermentação do suco ou mosto extraído de uvas tem procura até 60% mais alta em dezembro, em relação à estação mais fria do ano. “Presentear, confraternizar, reuniões e festas com vinho... Isso já faz parte do hábito do brasileiro. O tinto ainda é o de maior consumo em qualquer época do ano, mas notamos que o branco, rose e os espumantes estão em consumo crescente, em função do nosso clima nesta época do ano”, comenta o proprietário da Grand Cru, José Eduardo D’Arce Pinheiro, 55 anos.

Ele explica que o champanhe, bebida que nos remete à elegância e sofisticação, é apenas mais um na lista do gênero espumante, mas que leva esse nome por ser produzido em uma famosa região da França, de mesmo nome. “É uma bebida muito procurada para compor cestas personalizadas para presente, para celebrar o Natal, e, principalmente, para a virada do ano. E temos que considerar que o calor da nossa região também impulsiona muito o consumo de espumantes”, expõe.

Além da ingestão nas festas, José Eduardo explica que tais bebidas são bastante procuradas como opção de presente nesta esta época do ano. “As duas ocasiões sempre têm um grande apelo. O vinho, de um modo geral, entrou no hábito do consumidor brasileiro, não podemos deixar de levar em consideração que o vinho harmoniza muito bem com a comida e isso é também um propulsor para o consumo. Gastronomia e vinho é um casamento perfeito”, considera.

José Eduardo revela que, embora a demanda seja maior no fim de ano, os preços das bebidas na loja não sofrem alterações. “A Grand Cru é uma rede composta de 140 lojas em todo Brasil. Somos a maior rede de lojas físicas especializada em vinhos da América Latina. Não aumentamos o preço dos nossos vinhos em função da demanda do fim de ano, pelo contrário, temos uma promoção que segue uma dinâmica com rótulos selecionados que estão com 20% de desconto durante todo o mês de dezembro”, promove.

Cedida

Equipe da Grand Cru comemora aumento na procura por conta das festividades

Empório Prudentino

Com mais rótulos e novidades para atender os mais diferentes bolsos e gostos nesta época tão feliz de confraternização, a crescente procura também foi sentida no Empório Prudentino. “A expectativa é muito boa. Esta época é responsável por 27% do faturamento anual, no qual não só vinhos, mas itens natalinos colaboram para esse expressivo aumento”, comemora a proprietária da empresa, Thaís Amendola de Almeida, 44 anos.

Sobre os valores, também aponta que não sofrem alteração por conta da demanda. “Ao contrário, nesta época, devido à alta demanda, conseguimos comprar em volume maior e repassar para os clientes melhores preços e descontos”, explica. 

Cedidas


Vinhos e itens natalinos respondem por 27% do faturamento anual, diz Thaís

Vinho do Céu

Na Vinho do Céu, a busca pelas bebidas, em especial as “mais leves e frescas”, por conta do calor que faz na cidade, também aumentou, informa a proprietária e sommelière, Fernanda Vieira Martins Ferreira, 45 anos. “Em novembro já dobraram as vendas em razão da Black Wine e, em dezembro, as vendas explodiram na primeira semana. Acredito que irá pelo menos dobrar as vendas com relação ao mês anterior”, menciona. “Na Vinho do Céu eu privilegiei meu cliente, mantendo os preços da Black Wine em todo portifólio com excelentes descontos”, complementa sobre a possibilidade de alterações nos preços. “A procura é para tudo, para as festas, consumo próprio e presentes. Nesta época até quem não bebe durante o ano, toma alguma coisa ou compra pra servir os convidados ou presentear”, garante.

Cedida

Fernanda viu vendas dobrarem em novembro e espera o mesmo para dezembro

Harmonização

A combinação perfeita dos pratos com as bebidas define o sucesso de qualquer celebração. Para ajudar neste assunto, os proprietários dos estabelecimentos da cidade especializados em vinhos e espumantes dão as seguintes recomendações:

Entradas como frios, queijos e castanhas: vinho branco e espumantes;
Aves, peixes e carnes suínas: vinhos branco, tinto leve e rose;
Carnes bovinas: tintos de uvas cabernet sauvignon, malbec, merlot e Syrah;
Sobremesas: vinhos doces, do Porto e espumantes.
“O vinho bom é aquele que caiba no seu bolso e que seja apreciado com as melhores companhias”, sugere a proprietária do Empório Prudentino.

Recomendações da Grand Cru:

ESPUMANTES: 
Nocturno Brut (Argentina)
Moet Chandon imperial Brut (França) 
Victoria Geisse Rose (Brasil) 
Castelo da Lapa Brut (Portugal)

VINHOS BRANCOS: 
Errazuriz Estate sauvignon blanc (Chile)
Montalto Pinot Grigio (Itália) 
Mancura Etnia Chardonnay (Chile)

VINHOS ROSES:
Tramarti Rose di Primtivo (Itália) 
Domaine Lafage (França) 

VINHOS TINTOS:
Miluna Rosso (Itália) 
Leyda Reserva Pinot Noir (Chile)
Cobos Cocodrilo blend (Argentina)

Publicidade

Veja também