Produções natalinas devem terminar em novembro

Este ano, conta que a tendência é a decoração clean. “Nesta, o menos é mais. O pessoal coloca as decorações em pontos mais específicos, sem muita coisa espalhada", explica Bergamini.

PRUDENTE - Stephanie Fonseca

Data 20/10/2013
Horário 10:19
Há dois meses para o Natal, a venda dos produtos natalinos já começou. Empresas, como a Companhia do Natal, em Presidente Prudente, que produzem os materiais vendidos em decorações em grande escala para locais como shoppings, estão com os serviços 90% finalizados. Já no varejo, as lojas começam a se preparar para a procura do público a partir de novembro. Entre as novidades do setor para este ano estão bocas para enfeitar árvores com tema safári, como onça, zebra e leopardo. O mundo lúdico da Disney também estará bem presente neste Natal, com enfeites estampados com rostos de personagens como Mickey, Minnie e Pato Donald.

Jornal O Imparcial Para Natal, são disponibilizadas diversas opções, das mais comuns às mais sofisticadas

A assistente comercial da Companhia do Natal, Lucilene Bergamini, conta que a empresa inicia o trabalho em janeiro, atendendo projetos enviados pelos centros. As produções iniciam em fevereiro e continua conforme aprovações das demandas enviadas pelos centros. Atualmente, a companhia conta com dez equipes pertencentes à empresa, além de pessoas terceirizadas que são chamadas para viajar e auxiliar nas montagens.

Este ano, conta que a tendência é a decoração clean. "Nesta, o menos é mais. O pessoal coloca as decorações em pontos mais específicos, sem muita coisa espalhada", explica Bergamini.

Outra novidade é a decoração provençal, na qual há uma mistura de épocas. "A gente mistura objetos modernos com antigos", conta a assistente. Porém, a decoração tradicional ainda é a preferência de 50% dos estabelecimentos. A produção é realizada por 60 funcionários da companhia, sem contabilizar os terceirizados. Bergamini afirma que este ano as procuras aumentaram em cerca de 10%. Os materiais são produzidos no próprio prédio, que com a aproximação do Natal se torna destaque na cidade. Todos os anos, é feita uma decoração em frente do local, que virou tradição em Prudente e região. "Não imaginávamos que a decoração viraria um ponto turístico na cidade", conta.

 

Nas lojas


Já para atender ao varejo e lojas comerciais, a sócia-proprietária da Pona Amaral Decorações, Pona Amaral, conta que a procura está crescendo aos poucos. "No varejo, o pessoal começa ir atrás em novembro", relata. Conta ainda que as expectativas de vendas para 2013 visam superar de 20% a 30% as do ano passado. No varejo chegaram diversas novidades, como a coleção safári, com direito a laços e bolas de onça, zebra e leopardo, e a coleção Disney, na qual as bolas são os rostos de personagens como Mickey, Minnie e Pato Donald. Acrescenta que existem mais diversas opções das mais simples e tradicionais, bem como enfeites com pedrarias em pérolas e strass. Os valores das unidades variam de R$ 4,90 a R$ 79.
Publicidade

Veja também