Produtores realizam protesto no calçadão

Movimento repudia campanha contra carne e pede respeito à importância da pecuária como setor produtivo relevante do país

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/01/2022
Horário 17:34
Foto: Cedida
Lideranças da “Segunda com carne”, durante a manifestação, ontem de manhã, no calçadão
Lideranças da “Segunda com carne”, durante a manifestação, ontem de manhã, no calçadão

O Sindicato Rural de Presidente Prudente e o Grupo da Pecuária Sustentável lançaram hoje o movimento “Segunda com carne”, no calçadão, centro de Presidente Prudente, quando distribuíram 2 mil espetinhos de carne e pediram apoio ao setor produtivo. 
O “churrasco, aberto ao público”, foi realizado defronte à agência do Bradesco, como forma de protestar contra o banco, após um vídeo da instituição pregar a redução no consumo de carne.
Depoimentos de representantes do agronegócio, durante a manifestação, pediram atenção da população para a importância da pecuária como fator gerador de divisas e empregos diretos e indiretos em nossa região.
"Com o maior rebanho bovino do país e com a grande responsabilidade de alimentar o planeta, não podemos admitir ações que denigram o trabalho da pecuária brasileira. Nossos modelos de produção utilizam práticas sustentáveis, pastagens produtivas e integrações para a criação de bovinos que contribuem positivamente para o balanço de carbono", destacou João Menezes, líder do GTE Grupo de Pecuária Sustentável, um dos organizadores do movimento.

"BRASIL PRODUZ ENERGIA LIMPA
E A NOSSA PECUÁRIA É SUSTENTÁVEL"
João Menezes, agrônomo

“A pecuária retira mais CO² da atmosfera, do que aquilo que o bovino emite. Em muitos casos, hoje, em propriedades têm que tem aumentado a produtividade, a emissão é negativa. O maior problema são os combustíveis fósseis. Tem muitos países que usam petróleo e carvão como únicas fontes de energia, diferentemente do Brasil, que usa uma energia limpa. Nós usamos energia hidroelétrica e o etanol. Então, o Brasil é um país que produz energia limpa e a nossa pecuária é sustentável. Além disso, qualquer propriedade de pecuária brasileira tem que ter 20% de sua área no mínimo, até 80% como reserva legal, áreas que retiram CO² da natureza. Então, a pecuária é uma atividade benéfica para o meio ambiente. Quanto mais pecuária, melhor para o meio ambiente. Nosso movimento quer mostrar para a população a importância da nossa atividade, que gera emprego, renda e divisas para o país e não deve ser atacada por lacradores ”, destacou João Menezes.

Foto: Cedida


João Menezes, do GTE Grupo Pecuária Sustentável

Carlos Roberto Biancardi, presidente do Sindicato Rural de Presidente Prudente, disse que seria bom “toda população do Brasil ter a segunda-feira com carne, pois é a proteína mais importante para o desenvolvimento da humanidade”. Segundo Biancardi, “quando o homem não consumia carne, morria com 30 anos, e a partir do momento que essa alimentação se reforçou, passamos a ter uma longevidade muito maior”.

Foto: Cedida


Carlos Roberto Biancardi, presidente do Sindicato Rural de Prudente

“É preciso que respeite a pecuária e os pecuaristas. Que se respeite o esforço que essas pessoas fazem durante anos, para termos uma pecuária cada vez mais sustentável, mais ecológica, e com respeito ao meio ambiente”, ressaltou Biancardi.
Um dos pontos levantados pelos organizadores do protesto em Presidente Prudente é a desinformação quanto à forma de produção de carne. “É interesse nosso preservar a água, preservar a terra, cuidar de nossos animais. É totalmente ao contrário do que a turma pinta sobre nossa atividade”, ponderou João Menezes.
Para a categoria, este tipo de ação publicitária é um ataque direto à atividade agropecuária. “As pessoas não sabem o tamanho do nosso ciclo. Todo o alimento que está na mesa tem uma pessoa produzindo. Se come arroz, feijão, óleo, soja, azeite, é tudo ligado à agropecuária. Não tem jeito de um ser humano viver sem agropecuária”.
Mauricio Junior, presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), apoiou o movimento em defesa do setor produtivo. “Estamos juntos e mantemos a união com quem produz, emprega e gera divisas para nossa região”.

Veja a íntegra de carta aberta divulgada pelo Bradesco:

“Ao longo de seus quase 79 anos de história, o Bradesco apoiou de forma plena o segmento do agronegócio brasileiro, estabelecendo parcerias sólidas e produtivas. Tal opção é baseada em sua crença indelével nesse segmento enquanto vetor de desenvolvimento social e econômico do país.
Contudo, nos últimos dias, lamentavelmente, vimos uma posição descabida de influenciadores digitais em relação ao consumo de carne bovina, associadas à nossa marca.
Importante dizer que tal posição não representa a visão desta casa em relação ao consumo da carne bovina.
Pelo contrário.
O Bradesco acredita e promove direta e indiretamente a pecuária brasileira e, por conseguinte, o consumo de carne bovina.
Diante do ocorrido, medidas foram imediatamente tomadas incluindo a remoção do conteúdo de ambiente público, e, além disso, ações administrativas internas severas.
Dessa forma, reiteramos nossa lamenta pelo ocorrido e reforçamos mais uma vez nossa crença irrestrita na pecuária brasileira”.

Foto: Cedida


Cerca de 2 mil espetinhos foram distribuídos durante a manifestação dos pecuaristas, nesta segunda, no calçadão

Publicidade

Veja também