Professor Dito é homenageado pela Semepp

Ele atua com as equipes da Melhor Idade da pasta; paralelamente, também é funcionário da Secretaria Estadual de Esporte, desde 95, e é atual diretor Regional

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 25/06/2020
Horário 06:00
Arquivo Pessoal - Professor Dito atua tanto na pasta municipal de esportes, quanto na estadual
Arquivo Pessoal - Professor Dito atua tanto na pasta municipal de esportes, quanto na estadual

O homenageado de hoje pela Semepp (Secretaria Municipal de Esportes) de Presidente Prudente, em seu projeto Memória Esportiva, trabalha com uma galera muito bacana. Trata-se do professor Edvaldo Benedito de Brito, conhecido carinhosamente por Dito, que atua com as equipes da Melhor Idade da pasta. Paralelamente a Semepp, também é funcionário da Secretaria Estadual de Esporte, e atual diretor Regional de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.

Como atleta, ele participou das escolinhas de Formação Desportiva (voleibol e futebol) da Amepp (Autarquia Municipal de Esporte), atual Semepp, jogou na equipe Junior de Futebol do Corinthians de Presidente Prudente. Representando a cidade, disputou um Jogos Regionais, em Itapeva (85) no futsal.

Em 1986, se formou em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente. Dois anos depois, mais precisamente no dia 1º de março, ele ingressou na Amepp. Trabalho com escolinha de Futebol no Rio 400, Jardim Regina e Vila Iti. Foi técnico das equipes de futsal da cidade por seis anos, sendo duas vezes 3º colocado nos Jogos Regionais de Osvaldo Cruz e Dracena. E 5º lugar no Jogos Abertos de Prudente. “Comecei a trabalhar com a Terceira Idade, em 98, a convite do professor Paulo Lima e desde então, defendemos o município em todos os Jogos Regionais e finais estaduais de São Paulo, como também em outros eventos realizados no Estado. Neste período, de 24 edições nos Jogos Regionais do Idoso fomos campeões em 20, segundo lugar em três e terceiro colocado em um”, lembra Dito.

O professor diz ser muito grato a várias pessoas, como o amigo dos tempos da faculdade, Aparecido Lourenção, que o convidou para trabalhar com a escolinha de futebol, e o senhor Gine Arteiro que o obrigou a fazer um concurso público para a Prefeitura, resultando em sua efetivação no cargo.

“Sou grato também a todos os secretários de Esporte que passaram pelo cargo, coordenadores, colegas professores e funcionários em geral da secretaria. E aos alunos que passaram e passam pelo nosso caminho como professor que além de ensinar está sempre aprendendo”, reconhece o professor Dito.

Desde 95 na pasta estadual de esportes, professor Dito se dedica na organização de eventos esportivos a nível Estadual e também Nacional. O mais importante e marcante segundo ele foi a chefiar os Jogos Abertos do Interior, em São Bernardo do Campo, em 2017.

Foto: Arquivo Pessoal - Dito chefiou os Jogos Abertos do Interior, em São Bernardo, em 2017

 

O ESPORTE EMOCIONA

MILHÕES DE PESSOAS

Além de emocionar, para o professor, que é casado com Alice Christina Vaz Ibanhes de Lima Brito, com quem tem um casal de gêmeos, Arthur e Alice, poder trabalhar e desenvolver diferentes modalidades esportivas e eventos no interior de São Paulo é muito gratificante. De acordo com ele, para vencer na profissão e na vida a pessoa tem que ter coragem de enfrentar as adversidades que irão surgir durante o caminho, além de honestidade, responsabilidade, respeito para com os companheiros de profissão e principalmente tratar com cordialidade e delicadeza as pessoas que te cercam.

Dito conta que certa vez em um Jogos Regionais, de Araras, um professor lhe deu alguns conselhos que segue até hoje: “Primeiro, se você estiver dentro de um furacão [briga, reunião, discussão], não poderá dar seu parecer, pois faz parte dele e só enxergará à sua frente. Saia do olho do furacão e enxergará tudo, e assim poderá tirar suas conclusões. Lembre-se de elogiar em público. Dê as broncas ou corrija, em particular. A vida nos coloca em uma gangorra, um dia você estará por cima e no outro por baixo. Respeite e seja cordial com todos que você encontrar nas duas posições”.

“Agradeço especialmente ao amigo Marcos Chicalé por esta matéria, por me dar a oportunidade de falar um pouco da minha trajetória, em vida, pois esta é a melhor forma de reconhecimento ao trabalho que um profissional faz em sua carreira. Ele demonstra mais uma vez ser um profissional correto e sensível a tudo o que passa no esporte prudentino”, reconhece, agradece e enaltece o trabalho do assessor de imprensa da Semepp. (Colaboração Marcos Chicalé)  

Lembre-se de elogiar em público. Dê as broncas ou corrija, em particular A vida nos coloca em uma gangorra, um dia você estará por cima e no outro por baixo. Respeite e seja cordial em ambas posições

 

 

Foto: Arquivo Pessoal - Após o trabalho, de volta para a esposa Alice Christina

Publicidade

Veja também