Professor Horácio: sonhos se tornam reais dentro e fora de campo

Seguindo com o projeto “Memória Esportiva”, que relembra a carreira de ex-atletas e hoje profissionais da Semepp, Horácio Luiz de Castro é o homenageado de hoje

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 29/05/2020
Horário 08:05
Cedida - Atualmente, ex-atleta atua como professor e técnico da Secretaria Municipal de Esporte Foto: Cedida - Atualmente, ex-atleta atua como professor e técnico da Secretaria Municipal de Esporte

Foi no Palmeirinha de Regente Feijó, em 1975, que ele começou sua carreira futebolística. Quatro anos depois, em 79, foi para a base do Palmeiras em São Paulo, atuando até os 21 anos, onde jogou a Taça São Paulo em 80. Depois se profissionalizou e foi jogar no Grêmio São-carlense, de São Carlos, quando disputou o Campeonato Paulista, conhecido como intermediaria – A-2. Estamos falando do ex-atleta de futebol, profissional, hoje técnico e professor da Semepp (Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente), Horácio Luiz de Castro, 59 anos. Ele é o homenageado da pasta, no “Memória Esportiva”, na edição de hoje.

Formado em Educação Física, Horácio cursou o primeiro ano na Unesp (Universidade Estadual Paulista) em São Carlos, passou um período na ACM (Associação Cristã de Moços) em Sorocaba (SP), e concluiu na faculdade Inmespp Prudente, hoje Semepp.  

Seguindo nos gramados, em 82 Horácio foi jogar no Ituano. Em 83, passou pelo Jalesense e voltou no mesmo ano para São Carlos. De 84 a 86, compôs o elenco do Coritnthians de Presidente Prudente. Em 87, rumou para o União de Rondonópolis e, aos 28 anos, encerrou sua carreira no time do Dracena nos anos de 88 e 89. “Realmente essa fase como atleta de futebol foi maravilhosa, tive a honra de jogar em vários clubes profissionais. Foram anos memoráveis, onde não apenas joguei, mas fiz amigos! Não posso reclamar de nada, sou feliz por ter realizado meu sonho de ser um atleta profissional. Só tenho a agradecer”, explana o ex-atleta. 

FIM DA CARREIRA:

UMA NOVA FASE

O hoje esposo de Neusa Maria Bonfim de Castro, pais de Pedro Henrique, Ana Carolina e Luciane Maria, Horácio viveria a partir do fim de sua carreira, uma nova fase. Ele chegou a trabalhar com vendas no ano de 90, mas foi em 91 que o novo trabalho como professor na extinta Amepp (Autarquia Municipal de Esporte) - hoje Semepp, iniciava!

Ele ainda jogou no futebol amador de Prudente, sendo campeão em algumas equipes, entre elas o Goiás Trans-Rizza, Chuveirão das Tintas e o São Paulo do Jardim Eldorado. Como técnico, esteve à frente do time profissional do Prudentino em 2003 e nas categorias de base do Oeste Paulista Sub-20, Grêmio Prudente Sub-20 e Sub-17, e do Presidente Prudente Sub-20,  em 2017, sendo vice-campeão.

“OLHO ESSA FASE COMO ATLETA DE FUTEBOL FOI MARAVILHOSA, TIVE A HONRA DE JOGAR EM VÁRIOS CLUBES PROFISSIONAIS. FORAM ANOS MEMORÁVEIS, ONDE NÃO APENAS JOGUEI, MAS FIZ AMIGOS”

Horácio Luiz de Castro

Atualmente, além das escolinhas da Semepp, Horácio trabalha em parceria com o Sub-20 do Presidente Prudente Futebol Clube.

“Foi a sequência de uma realização profissional, porque continuei na minha carreira. Estou muito feliz pela minha trajetória de vida pessoal e profissional. Antigamente as oportunidades eram poucas, mas hoje temos escolinhas espalhadas por todos os lados, várias avaliações. Então, embora a concorrência grande, só depende do atleta para chegar ao sucesso profissional”, acredita o técnico.

AGRADECIMENTOS

A QUEM O AJUDOU

Horácio não se esquece das pessoas que lhes abriram portas e estenderam as mãos para ajudá-lo a chegar onde está. “Primeiramente agradeço a Deus e minha família, ao meu parceiro Luis Carlos Djalma, aos ex-diretores da Amepp, Antonio Gazabin dos Santos, Bufila [Orlando Moretti]; Natinho [Fortunatto D”Antonio Ronchi], Jackson Barros, Adolfo Padilha e o nosso atual secretário de Esporte, Claudinei Quirino. Meu carinho muito especial a todos”, reconhece Horácio.  

Box1

QUER SER UM VENCEDOR?
Tenha:

- disciplina,
- dedicação,
- respeito,
- nunca desanime,
- se esforce e
- agradeça sempre!

Box2

CONQUISTAS DE MESTRE
- 7 vezes campeão dos Jogos Regionais,
- campeão estadual Dente de Leite (2002);
- vice-campeão dos Jogos da Juventude (2004)
- campeão estadual Dentão (2005);
- vice-campeão dos Jogos Abertos (2012), em Bauru;
- vice-campeão dos Jogos da Juventude (2017)

Fotos: Cedidas

De 84 a 86, Horácio jogou no Coritnthians de Prudente


Horácio e sua família: “Estou muito feliz pela minha trajetória de vida pessoal e profissional”

Veja também