Professor Paley foi um apaixonado por esportes

Após deixar o Estado, Paley dedicou-se aos jogos de tênis e ao plantio de árvores no Parque do Povo; faleceu de câncer, aos 84 anos

PRUDENTE - Sinomar Calmona

Data 11/04/2021
Horário 09:00
Foto: Sinomar Calmona
 Paley plantou mais de 100 árvores no Parque do Povo
Paley plantou mais de 100 árvores no Parque do Povo


A paixão pelos esportes o levou a cursar a Faculdade de Educação Física, e dedicar-se ao Magistério, como professor dessa área na rede pública estadual.

Casou-se com d. Ignácia Maria Junqueira de Mello Paley, com quem teve três filhos, Sacha, Alex e Igor. Paley foi professor de Educação Física em escolas públicas de  Oswaldo Cruz, Dracena e Presidente Prudente.

 No início dos anos 80, o casal mudou-se para Presidente Prudente. Além do magistério, Paley destacou-se como integrante dos comitês organizadores dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. Foi árbitro oficial de várias modalidades esportivas. Apaixonado pelo tênis, jogava diariamente no Tênis Clube de Presidente Prudente. Foi durante muitos anos o atleta mais longevo nas quadras do TCPP.

Definido pelo filho Alex como “homem de personalidade forte, mas muito amoroso”. Paley teve duas grandes tristezas na vida, a morte do filho Sacha, de acidente de carro aos 18 anos, na época em que o rapaz cursava agronomia em Espírito Santo do Pinhal, em 1986, e da grande companheira, vitima de câncer, em 2012.

Professor Paley sobreviveu a duas duas terríveis perdas, como a do filho e da esposa, mas não se entregou. Viveu intensamente o tempo que restou, fazendo tudo que gostava com devoção, coisas simples como a dedicação à jardinagem, conviver com os netos, ajudar o filho Alex no restaurante Tio Vavá, jogar tênis (diariamente, no Tênis Clube - lugar que amava frequentar). Durante 10 anos cuidou da arborização do Parque do Povo. Passava de uma a duas horas cuidando das mudas que caprichosamente plantava no local. Foram mais de 100 mudas de palmeiras imperiais e jerivás. Nem todas vingaram. Paley teve que replantar outras 100 árvores arrancadas por vândalos. “O Parque do Povo seria um bosque florido e muito mais arborizado, se não fosse o vandalismo”, declarou em entrevista à coluna Sinomar em 2017.

Professor Estevão Paley faleceu no final da tarde de sábado (10/04), vitima de um câncer agressivo, que em poucos meses o tirou do convívio da família. O velório ocorrerá a partir das 10 horas e o sepultamento está marcado para 14 horas no cemitério São João Batista.

O filho Igor não poderá comparecer à despedida do pai, pois é diretor do Wal Mart e encontra-se atualmente trabalhando nos Estados Unidos.

 

Publicidade

Veja também