Programa Cidade Criativa da Música será lançado nesta sexta no Matarazzo

Yuri Reis: “Convidamos toda a população, em especial músicos, artistas, instituições acadêmicas e todos aqueles que podem contribuir com o tema”

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 16/09/2022
Horário 06:03
Foto: Cedida
Yuri Reis em evento em Santos apresentando as características de Prudente
Yuri Reis em evento em Santos apresentando as características de Prudente

Ocorre nesta sexta-feira, às 19h, no Teatro Municipal Paulo Roberto Lisbôa, localizado no Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente, o lançamento do programa Cria-SP, com entrada gratuita. O evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), é o resultado da aprovação do município na chamada pública 08/2022, realizada pela Associação Paulista dos Amigos da Arte e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. “Convidamos toda população de Presidente Prudente, em especial músicos, artistas, instituições acadêmicas e todos aqueles que podem contribuir com o tema”, convida o secretário da pasta de Cultura, Yuri Reis.
Conforme ele, no evento de hoje será elaborado um plano de desenvolvimento participativo de economia criativa, na área de música, com a proposição de ações locais que levem em consideração as estratégias e as políticas de desenvolvimento cultural, criativo, econômico e de regeneração urbana. 
“Pleiteamos por meio de projeto e, de 645 cidades do Estado, apenas dez conseguiram! Esses dez municípios buscam fazer parte da Rede de Cidades Criativa [UCCN – Unesco Creative Cities Network], sendo que esses entre si buscam promover a cooperação, tendo a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável”, expõe Yuri, salientando a importância de Prudente fazer parte dessa iniciativa.
O secretário destaca que a Rede serve como uma plataforma internacional de intercâmbio e colaboração entre cidades para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. “Todo trabalho antes da candidatura do município com a Unesco é mais importante que o selo, pois teremos muitos momentos de trocas de ideias, informações e conhecimentos, que permitirão elaborar um plano de desenvolvimento”, frisa.

Elaboração do plano

Sobre como será elaborado o plano de desenvolvimento participativo de economia criativa, Yuri explica que irão na ordem: identificar e mobilizar os atores mais representativos do campo criativo da música; o que se imagina com esse lançamento, que é o start do processo de comunicação e engajamento social; aprofundar e organizar os dados; estudos e informações já disponíveis sobre a economia e realizar diversos eventos para irem contribuindo em conjunto, em cooperação, isto é, poder público, empresas, artistas, instituições acadêmicas, entre outros.

Diversidade artística

Yuri menciona que Presidente Prudente possui uma base histórica muito forte da música no cotidiano da cidade. Além disso, conforme ele, nos últimos dois anos intensificou a diversidade de apoio a artistas e eventos musicais da cidade. 
“Isso permitiu a elaboração de resultados que demonstram a qualidade e quantidade da diversidade artística de nossa cidade”, exalta ele.

Cedida

Evento será realizado no Teatro Paulo Roberto Lisboa, a partir das 19h

Publicidade

Veja também