Programa contabiliza mais de 5 mil atendimentos em Mirante

Município, que investe 32% do orçamento em saúde e tem cobertura 100%, recebeu extensão como apoio à prevenção, no sábado

REGIÃO - Da Redação

Data 27/08/2018
Horário 14:02
João Paulo Barbosa/AI da Unoeste - População mirantense aproveitou no sábado os diversos serviços oferecidos na área da saúde 
João Paulo Barbosa/AI da Unoeste - População mirantense aproveitou no sábado os diversos serviços oferecidos na área da saúde 

O Programa Unoeste Transforma foi recebido sábado, em Mirante do Paranapanema, como o maior evento de prevenção à saúde do oeste paulista. Realizada na Escola Municipal Professora Zenóbia Gregório Campelo Cabral, a iniciativa contabilizou 5.580 mil atendimentos em 40 atividades para um público rotativo de mais de mil moradores, conforme estimativa do Corpo de Bombeiros da cidade. A realização envolveu a Prefeitura e teve as parcerias da Associação Mirantense de Combate ao Câncer, Sindicato Rural (patronal), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sicred.

Para o prefeito Átila Ramiro Menezes Dourado (PRP), que é médico e teve parte de sua formação na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), o programa de extensão, além de promover a prevenção, pode detectar diagnóstico precoce. Analisa tais questões como aliadas na oferta de qualidade de vida para a população de 17 mil habitantes, dos quais 41%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estão na zona rural do município com 1,2 mil km² (quilômetros quadrados) de extensão territorial e que abriga o maior número de assentamentos da reforma agrária no país: 38, com cerca de 7 mil pessoas  vinculadas à agricultura familiar.

O secretário municipal de Saúde, Flávio Henrique Lima, enfermeiro egresso da universidade, afirma que o evento foi muito bem recebido como apoio à prevenção, condição que é a busca como melhoria de qualidade de vida e redução dos gastos com saúde. Comenta que Mirante do Paranapanema está entre os municípios paulistas que mais investe neste setor, com a aplicação de 32% do seu orçamento para oferecer cobertura 100% em 12 especialidades. Disponibiliza ainda viagens para atendimentos em hospitais de outras cidades, especialmente em Presidente Prudente e Primavera, no município de Rosana.  

A rede municipal possui três ESFs (Estratégias de Saúde da Família), uma UBS (Unidade Básica de Saúde) com Pronto Atendimento 24 horas e outras quatro ESFs nas seguintes localidades: distritos de Cuiabá Paulista e de Costa Machado; assentamentos Che Guevara e São Bento, mais conhecido como Pé de Galinha. Na unidade e em todas as estratégias, instalados em prédios próprios, existem farmácia e consultório odontológico. Também são proporcionados exames laboratoriais. Junto a tudo isso, o Unoeste Transforma também é visto como incentivo à atenção primária.

A diretora municipal de Saúde, Letícia Farias Gomes Garcia, comenta que na atenção primária, ainda que a cultura das pessoas sinalize para as práticas curativas, as ações preventivas também fazem parte. Outros profissionais da área se manifestaram no mesmo sentido: os coordenadores de saúde bucal Maria Angela da Rocha Moreno Nascimento, de fisioterapia Marisa Zanetta Passos, de epidemiologia Jurandir Alves de Oliveira e das ESFs Maria Genoci do Carmo. Para eles, em uma manifestação com caráter de reivindicação, o evento é tão bom que deveria ser o dia todo.

Atendidos

Mesmo pensamento manifestado por pessoas que se se beneficiaram com os atendimentos, como são os casos do produtor rural Celso Vicente Barbosa e a dona de casa Rosangela Ferreira Cassiano. “Esse evento está sendo muito gratificante para todas as pessoas que estão aqui. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos na realização e o bom atendimento”, comenta Barbosa. A Prefeitura envolveu 108 pessoas nos serviços de estrutura e atendimento, contando ainda com a presença do prefeito Átila, da vice-prefeita Lúcia Góes (PMDB) e da primeira dama Laís Fernanda Silva Bazan.

Pela Unoeste, o envolvimento foi de 149 estudantes de diferentes cursos, 18 professores e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, juntamente com o pessoal de apoio. “O evento está tendo um bom impacto, com expressiva participação da população. Temos que parabenizar nossos parceiros pela excelente organização, proporcionando que a equipe da universidade aplique o conhecimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Estamos fazendo o que a universidade se propõe a fazer: transformando comunidades”, afirma Adilson.

Entre os serviços de saúde ofertados pela Unoeste, constam a aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dosagem de colesterol total, teste de Adams, acuidade visual, orientação sobre o câncer de mama, avaliação e exame de câncer de próstata, avaliação do índice de massa corporal, orientação sobre doenças causadas pelo álcool e fumo, orientação e prevenção do câncer de boca, avaliação e orientação nutricional, triagem e orientação nas áreas de linguagem, voz e audição; além de outros serviços como: alongamento e zumba, recreação infantil, exposição sobre a fauna regional, produção de fotografia e produção de audiovisual para evento.

O professor do curso de Artes Visuais e artista plástico Josué Pantaleão pintou um quadro durante o evento e deu de presente ao prefeito.  A próxima edição do Unoeste Transforma está prevista para o dia 6 de outubro em Presidente Epitácio.

Com AI da Unoeste

 

 

 

 

Publicidade

Veja também