Programa de capacitação gratuita na área tech anuncia 300 vagas para este ano

Projeto que visa garantir primeiro emprego neste segmento já abriu 80 oportunidades em 2022, inclusive para candidatos de Machado, Dracena e Pirapozinho

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 27/04/2022
Horário 15:15
Foto: Cedida
Objetivo do programa é ajudar quem deseja iniciar uma carreira na área de tecnologia
Objetivo do programa é ajudar quem deseja iniciar uma carreira na área de tecnologia

Com o objetivo de promover a mobilização social e ascensão profissional, o DB1 Start, programa criado pelo Grupo DB1, formado por empresas de tecnologia brasileiras com atuação na América Latina e Estados Unidos, chegou à edição de 2022 com o intuito de formar gratuitamente, ao longo do ano, pelo menos 300 pessoas. Até agora, já foram abertas 80 oportunidades, sendo 40 destinadas para pessoas que moram em cidades com menos de 50 mil habitantes, ação chamada de DB1 Start GLocal. Na região de Presidente Prudente, há candidatos em Álvares Machado, Dracena e Pirapozinho.

Desde a primeira edição do programa, o intuito foi sempre de formar e capacitar bons profissionais e oportunizar o desenvolvimento de carreira. De lá para cá, centenas de pessoas já passaram pela formação do Grupo DB1. “O programa faz parte da Universidade Corporativa do grupo, a UNI421. Ele é pensado para quem ama tecnologia e tem o propósito de dar o primeiro empurrãozinho para quem está em busca de um primeiro emprego ou de iniciar uma carreira na área tech. E o mais legal é que basta ter apenas um conhecimento básico de computação, isto é, manusear um computador, acessar internet, fazer pesquisas etc.”, detalha o diretor de Gestão de Pessoas, Victor Eduardo Cobo.

Dessa forma, Victor ressalta que é a chance de a comunidade externa ter acesso a uma formação de qualidade, com conteúdos atualizados e organizados diretamente por profissionais de tecnologia do Grupo DB1. “A gente sempre teve essa preocupação de formar pessoas, seja as que estão com a gente, seja as que têm o potencial de fazer parte. Com isso, a gente também entende como uma oportunidade o fato de expandir o alcance do programa ano a ano”, completa.

Ele destaca o fato de que pelo menos 300 pessoas serão capacitadas gratuitamente ao longo de 2022, com chances de contratação. O diretor lembra que essa movimentação também está alinhada ao crescimento do setor de tecnologia, que expande sem parar e não tem profissionais suficientes para suprir. “Até 2025, estima-se que cerca de 800 mil vagas sejam abertas no Brasil, o que dá uma média de 160 mil por ano. Hoje, de acordo com a pesquisa da Brasscom [Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação], são formados cerca de 40 mil profissionais a cada ano. Ou seja, não tem gente pra trabalhar”, frisa.

E é aí que programas como o DB1 Start entram. Para o executivo, ações como essa são uma forma de conseguir capacitar pessoas para contratar. Além disso, ele reforça a importância de ter o compromisso com o ecossistema de tecnologia, sabendo o quanto é essencial formar profissionais também para as outras empresas do segmento. “Isso faz parte do nosso pensamento no ser sustentável”, contribui Victor.

Primeiro passo dado

E se a previsão é formar pelo menos 300 pessoas em 2022, o primeiro passo para isso acontecer já foi dado. Ao longo do mês de março, foram abertas as primeiras vagas para a capacitação, 80 no total. O diretor de Gestão de Pessoas explica que, desse número, “40 foram destinadas para pessoas que moram em cidades com menos de 50 mil habitantes, ação chamada de DB1 Start GLocal".

“É a primeira vez que a empresa apostou nessa iniciativa, disponibilizando vagas para quem se qualifica nesse perfil, e foi um sucesso. É a chance de voltar o olhar para pequenas comunidades, algo que surgiu desse sentimento de orgulho e pertencimento que nós vivemos aqui no Grupo DB1, em busca de conquistar o mundo com nossas soluções globais”, detalha.

Os números provam isso. De acordo com o balanço da empresa, ao longo dos sete dias de período de inscrição, foram 2.693 aplicações para o programa. E, desse contingente, 687 vieram de cidades com menos de 50 mil habitantes, a inédita modalidade denominada GLocal. Para esse ano, as próximas vagas devem ser abertas ainda nesse semestre.

Parte da história

Crescer e criar sua história não importa onde esteja: isso é ser GLocal. "Ser global, mas atuar local. Isso é ser e agir GLocal. Bons profissionais não precisam estar apenas nos grandes centros. Eles podem estar em qualquer lugar e agir no local de suas origens. Isso ainda possibilita uma movimentação na economia de cidades do interior, oportunizando pessoas sem a necessidade de tirá-las de lá”, frisa.

E antes mesmo de entender o conceito, o desenvolvedor em linguagem golang, Bruno Ferreira Quindeler, já fazia parte desse mundo. Morador de Cantagalo (RJ), uma cidade com pouco mais de 20 mil habitantes, até 2020, ele se via na posição de ter que sair do seu local de origem em busca de uma qualificação e posições de trabalho que batiam com o sonho dele.

A ideia de possivelmente ter de se mudar para uma região metropolitana nunca o agradou, mas sabia que poderia ser necessário. Até que, conforme ele mesmo diz, “trombou” com o DB1 Start no ano passado. “Desde lá, tenho a certeza de que isso mudou a minha vida e a realidade local. Eu tive a chance de receber conhecimento gratuito e mudar de carreira, tudo isso sem precisar sair de casa e podendo ter a opção de ficar perto da minha família e amigos”, comemora Bruno.

Hoje, após todo um processo de aprendizado que culminou numa vaga para contratação, o desenvolvedor afirma que já colhe os frutos do seu esforço, no que diz respeito a evoluir. “Eu já consigo ver a diferença entre o Bruno de antes e o de agora. Estar numa empresa que quer durar gerações te permite crescer, planejar e ter pé no chão para buscar o desenvolvimento”, completa.

Bruno ainda destaca a modalidade de trabalho remoto e home office, que para ele deu certo e foi o que o permitiu sua trajetória profissional evoluir dessa maneira.

Serviço

Para mais informações, acesse www.db1group.com.

Publicidade

Veja também