Programa de educação no trânsito é regulamentado e incluso na grade do ensino fundamental em Prudente

A partir de 2024, alunos do 2º ano de escolas municipais terão acesso anualmente a conteúdos sobre exercício da cidadania, mobilidade e segurança no tráfego

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/12/2023
Horário 17:06
Foto: Cedida
Fase experimental do projeto foi executada neste ano em escolas municipais
Fase experimental do projeto foi executada neste ano em escolas municipais

A Prefeitura de Presidente Prudente publicou o decreto nº 34.791/2023, que regulamenta o programa Agente de Trânsito Mirim nas escolas da rede municipal. A partir de 2024, a iniciativa fará parte da grade curricular do ensino fundamental, especificamente destinada a alunos do 2º ano, sob execução e administração da Seduc (Secretaria Municipal de Educação) e Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública).

Conforme o texto, o programa Agente de Trânsito Mirim também pode ser implementado por escolas da rede particular, mediante solicitação à Semob e autorização da pasta.

O coordenador de Educação para o Trânsito e Mobilidade Urbana, Rodrigo Turella, comenta que poucas cidades no Brasil conseguiram implantar um programa de educação no trânsito em sua grade curricular. “Prudente é um dos poucos municípios do país a ter em seu currículo de base as ações propostas para o exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito”, expõe.

Ainda conforme Rodrigo, ao longo deste ano, a Semob e a Seduc promoveram uma fase experimental do projeto, alcançando quase a totalidade das escolas da rede. “Agora, com o decreto, o programa segue em 2024 regulamentando de acordo com a base nacional curricular, de acordo com o currículo paulista e de acordo com o Código de Trânsito”, completa.

No anexo do decreto, há toda a estrutura do curso e o conteúdo programático. Entre os conteúdos teóricos abordados, estão o que é o trânsito; quem é quem no trânsito; os meios de transporte; equipamentos de segurança; acessibilidade; e meio ambiente, por exemplo.

Em 2023, o programa Agente de Trânsito Mirim formou cerca de 4 mil alunos, passando por 29 unidades da rede municipal.

Publicidade

Veja também