A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) está com inscrições abertas para vagas do programa BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio), voltado a estudantes das 2ª e 3ª séries matriculados no itinerário de formação técnico-profissional do ensino médio em escolas da rede estadual. O período de cadastro vai até 20 de julho no site www.beem.sp.gov.br. Na região de Presidente Prudente, são 80 vagas disponíveis. Desde o início do programa, 270 estudantes já foram contratados como estagiários na região.
Os estudantes serão admitidos na condição de estagiários, nos moldes da lei federal nº 11.788/08 (Lei de Estágio). Para isso, deverão cumprir uma jornada entre 12 e 20 horas semanais. Os valores das bolsas variam de R$ 422,03 a R$ 851,46, de acordo com o curso e a carga horária.
“Basta acessar e fazer a inscrição, que a gente vai gerar essa primeira oportunidade para os nossos estudantes ingressarem no mercado de trabalho. Essa é mais uma oportunidade que está sendo disponibilizada para os nossos estudantes do ensino médio profissionalizante do Estado de São Paulo”, destaca o secretário-executivo da Educação, Vinícius Neiva.
Os alunos selecionados vão atuar em empresas parceiras, de acordo com o perfil do candidato, curso matriculado e horário das aulas. O pagamento da bolsa será feito pela Seduc-SP por um período de seis meses e incluirá o seguro contra acidentes pessoais dos estudantes.
Nesse período, as empresas serão responsáveis por fornecer auxílio-transporte e dispor de um profissional, com formação ou experiência na área de conhecimento do curso técnico, que atuará como supervisor do estágio. Após os primeiros seis meses, os estudantes poderão ter seus contratos de estágio efetivados pelas próprias instituições.
Não serão convocados estudantes cujo término do curso seja igual ou inferior a seis meses da data da convocação.
Pré-requisitos para participar
- ter 16 anos completos na data de admissão do estágio;
- estar matriculado na 2ª ou 3ª série do itinerário de formação técnico profissional do ensino médio;
- ter frequência regular igual ou superior a 85% no semestre anterior à seleção;
- ter feito, no ano anterior, o Provão Paulista Seriado.