Programa estimula promoção de saúde em empresas

Iniciativa adotada pelo Terra Parque Eco Resort, em Pirapozinho, fomenta atividades preventivas entre 130 colaboradores e quer abrir leque para outros locais

REGIÃO - ANDRÉ ESTEVES

Data 02/08/2018
Horário 08:43
José Reis - 2ª edição do programa foi lançada em café da manhã do Terra Parque
José Reis - 2ª edição do programa foi lançada em café da manhã do Terra Parque

Uma célebre frase enunciada no cinema pelo ator Peter Sellers dizia que “enquanto as raízes estão bem, todo o resto vai bem”. Esta máxima também pode ser aplicada a organismos vivos como empresas e corporações, cujo bom funcionamento pode estar associado ao desempenho do núcleo de colaboradores. Justamente com o objetivo de formar funcionários mais ativos e bem dispostos, o Terra Parque Eco Resort, em Pirapozinho, promoveu, na manhã de ontem, um café da manhã para o lançamento da segunda edição do Programa Qualidade de Vida, que busca fomentar a prevenção da saúde para 130 colaboradores a partir de atividades realizadas em parceria com cerca de 20 empresas da área da saúde.

De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da empresa, Juliana Filipavicius Palmeira, o projeto foi implantado no ano passado após a diretoria demonstrar interesse em melhorar o desenvolvimento do seu quadro profissional. A partir de então, o local passou a captar parceiros que pudessem levar seus colaboradores até o resort a fim de “pensar juntos em saúde”. “E para se ter saúde, precisamos desenvolvê-la principalmente dentro da empresa, de modo que tenhamos funcionários mais motivados”, expõe. A ideia deu tão certo que o programa abriu seu leque e agora pretende alcançar até mesmo os funcionários dessas empresas que aderiram à proposta. “Queremos que elas também conversem sobre saúde com seus colaboradores assim como falamos aqui dentro”, completa.

Prevenir para não remediar

A execução do projeto consiste na ministração de palestras educativas e preventivas, orientações sobre alimentação saudável e adoção de medidas que promovam hábitos saudáveis, como a oferta de um cardápio bem equilibrado e atividades como ginástica laboral e ergometria. Também é realizado um desafio que incentiva a perda de peso, sendo que é premiado o participante que adquirir uma qualidade de vida melhor ao fim do processo. “É a forma que encontramos de incentivá-los a praticar exercícios e cuidar da sua saúde física, bem como emocional, pois muitos problemas têm origem psicológica”, salienta Juliana. Ela destaca que, de modo geral, o objetivo não é promover a saúde quando a doença já existe, mas estimular essas pessoas a procurarem o médico para prevenir que ela se instale.

O coordenador de comunicação e marketing do resort, Richard Uzeloto, acredita que essa conscientização é “extremamente importante” ao levar em consideração que, atualmente, pacientes continuam padecendo em função da falta de informação. Foi graças ao programa que a subcoordenadora comercial Décia Miranda Rodrigues conseguiu lidar melhor com a hipertensão. Quando a medida foi implantada, ela havia sido recém-diagnosticada com a doença e encontrou no serviço a oportunidade de receber orientações e se adaptar ao problema. “Foi um processo muito difícil, pois eu não estava conseguindo estabilizar a minha pressão. A minha participação no programa, contudo, me ajudou a ter uma rotina mais saudável e melhorar minha qualidade de vida. Hoje estou muito bem”, pontua.

Publicidade

Veja também