Programa federal de ensino integral começa a funcionar em Prudente

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 18/02/2024
Horário 04:23

PROGRAMA FEDERAL
Em cumprimento à adesão ao Programa Escola Municipal de Tempo Integral, do Ministério da Educação, o prefeito Ed Thomas (sem partido) anuncia para esta segunda-feira o início do funcionamento com a implantação de duas unidades em Prudente.

DUAS UNIDADES
O lançamento oficial será feito na EMEIPP (Escola Municipal de Ensino Integral de Presidente Prudente) polo do conjunto Ana Jacinta, às 7h20. Mesmo horário da entrada em funcionamento da EMEIPP José Carlos Pimenta, no Jardim Paulista.

TÉCNICA E FINANCEIRA
Instituído por lei federal em julho do ano passado, o programa está sendo implantado no Brasil com investimento previsto de R$ 4 bilhões. As secretarias municipais implantam e o programa oferece assistência técnica e financeira. 

EM CINCO EIXOS
A oferta do ensino tem que ser de 7 horas ou mais. Em Prudente, irá das 7h20 às 16h40. O programa é norteado por cinco eixos, definidos pelas seguintes palavras: ampliar, formar, fomentar, entrelaçar e acompanhar, através de uma série de ações estratégicas.  

É UM ACRÉSCIMO
A novidade não altera o programa municipal de educação integral e integrada, denominado Cidadescola, criado por lei de 2010 e implementado em parte das 64 escolas da rede e com uma parte dos cerca de 19 mil alunos.

TRÂMITE NA CÂMARA
O Plantão apurou junto ao chefe de gabinete da Prefeitura, Geraldo Gomes, que tramita na Câmara Municipal projeto para denominar a EMEIPP do Ana Jacinta. O nome proposto é Gilza Maria Zauhy Garms (1950-2023), que foi professora na rede municipal.

EDUCAÇÃO EM RELEVO
A vereadora Professora Joana D’Arc (PSB) informa ao Plantão sobre a aprovação de projeto de decreto legislativo de sua autoria para homenagear uma das grandes profissionais da educação em Presidente Prudente.

RELEVANTES SERVIÇOS
Será concedido o título de comendadora, com a concessão da Medalha de Mérito Colonizador Coronel José Soares Marcondes, à professora Aparecida Darcy Alessi Delfim, pelos relevantes serviços prestados à educação.

DIA DE COMEMORAR
Nesta segunda-feira, aniversaria o ex-prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB), promotor de Justiça aposentado que atua no escritório B&A - Consultoria e Advocacia Ambiental Advogados Associados.  Nasceu em Prudente, em 19 de fevereiro de 1963.

COM A MESMA IDADE
Curiosidade: o atual prefeito Ed Thomas (sem partido), que sucedeu Bugalho, e o ex-prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã, (PSD), que o antecedeu, também nasceram em 1963. Ed, em Santo Anastácio, no dia 15 de abril. Tupã, em Tupã (SP), no dia 9 de março.

LIDERANÇA FEMININA
A Escola do Legislativo Dona Ana, da Câmara Municipal de Prudente, anuncia para o dia 15 de março a 2ª edição do Simpósio de Liderança Feminina do Oeste Paulista, que será realizado durante a manhã, a partir das 9h.

INSCRIÇÕES ABERTAS
O evento é aberto ao público com o envolvimento de vereadoras, prefeitas, vice-prefeitas, primeiras-damas e lideranças femininas em geral. As inscrições são pelo site da Câmara: www.camarapprudente.sp.gov.br.

Publicidade

Veja também