Programa Mais Médicos disponibiliza vagas em 6 municípios da região

  Postos de trabalho para profissionais que atuarão no SUS contemplam Adamantina, Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista, Narandiba, Venceslau e Tarabai

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 23/04/2023
Horário 04:00
Foto: Agência Brasil
Médicos formados no Brasil terão preferência na seleção
Médicos formados no Brasil terão preferência na seleção

O Ministério da Saúde prevê a abertura de oito vagas na Região Administrativa de Presidente Prudente por meio do programa Mais Médicos, cujo edital foi publicado nesta terça-feira. Do total de postos, são oferecidos dois em Adamantina, dois em Osvaldo Cruz, um em Inúbia Paulista, um em Narandiba, um em Presidente Venceslau e mais um em Tarabai.
Em todo o Brasil, são 6.252 oportunidades, distribuídas em 2.074 municípios. Segundo a pasta federal, nesta etapa, os gestores das prefeituras devem indicar quantas vagas pretendem preencher em cada localidade do total autorizado pelo edital. Na próxima fase, em um novo chamamento, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção, com prioridade aos profissionais formados no Brasil.

Cidades vão aderir

A Prefeitura de Adamantina informou que já manifestou interesse no recebimento de profissionais do Mais Médicos, por meio da renovação da adesão ao referido programa federal. Segundo a administração, trata-se de um instrumento importante para o fortalecimento da APS (atenção primária em saúde), que é a porta de entrada preferencial do SUS (Sistema Único de Saúde) no país, “mediante o enfrentamento da inequidade na distribuição de profissionais médicos, um dos problemas estruturais mais graves do SUS”.
“Desta forma, municípios de pequeno porte, tem a possibilidade de receber profissionais médicos, proporcionando maior qualidade no cuidado da população”, expõe.
A Prefeitura de Osvaldo Cruz também confirma que o município irá firmar convênio com o governo federal para a contratação de dois profissionais. Com isso, “o sistema municipal de saúde ganhará um reforço importante no atendimento à população, garantindo a ampliação do acesso aos serviços e o atendimento qualificado aos pacientes”, pondera.
A municipalidade acrescenta que as contratações permitirão a ampliação da cobertura de atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. “Desta forma, espera-se uma redução no número de internações e no tempo de espera para atendimento”, menciona a administração, complementando que ainda não há detalhes sobre quando os profissionais começarão a trabalhar.
Já a Prefeitura de Presidente Venceslau comunicou que realizou o cadastro para preenchimento da vaga aberta pelo programa. “A vaga disponível é para atuação em unidade de ESF [Estratégia Saúde da Família], após pedido de exoneração de médica pertencente ao quadro de servidores públicos municipais”, explica. “Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde realizou contratação temporária para manter o atendimento à população após o pedido de exoneração”, completa.

Quem pode participar

Poderão participar dos editais do Mais Médicos profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com RMS (Registro do Ministério da Saúde). Os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção.
Para o atual modelo do programa, os profissionais agora contam com oportunidades de especialização e mestrado; benefícios proporcionais ao valor mensal da bolsa para atuarem nas periferias e regiões mais remotas; e direito à compensação do valor pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para alcançar o valor da bolsa durante os seis meses de licença maternidade, no caso das médicas que se tornarem mães. Os médicos que se tornarem pais também terão direito à licença com manutenção de 20 dias. 
Para atrair os profissionais brasileiros, o Ministério da Saúde e o da Educação firmaram parceria para incentivar os médicos formados pelo Fies (Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) que terão ajuda para quitar o financiamento.
Até o fim deste semestre, um segundo edital será publicado com 10 mil vagas oferecidas em formato que prevê a contrapartida dos gestores municipais. Essa forma de contratação garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nessas localidades. 

SAIBA MAIS
Os parâmetros de distribuição de vagas são a vulnerabilidade social de cada região; locais de difícil provimento; percentual da população dependente do SUS; priorização de territórios de UBSs que cobrem as populações mais vulneráveis do país; cobertura e composição da Saúde da Família nos municípios; população coberta pelo Programa Bolsa Família; e pedidos de credenciamento de equipes e a condição de não ultrapassar o teto de credenciamento de equipes da APS.

Vagas do programa Mais Médicos na região

Cidade

Número de vagas

Adamantina

2

Inúbia Paulista

1

Narandiba

1

Osvaldo Cruz

2

Presidente Venceslau

1

Tarabai

1

Total

8

Fonte: Ministério da Saúde

Publicidade

Veja também