Programa “Mais Pecuária Brasil” de Santo Anastácio começa a dar resultados

Nasceram os primeiros três bezerros desde que o programa foi implantado no município em junho de 2022

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 03/10/2023
Horário 05:12
Foto: Reprodução/Cedida
Nascem os primeiros bezerros do programa “Mais Pecuária Brasil” implantado em Santo Anastácio: foram dois machos e uma fêmea
Nascem os primeiros bezerros do programa “Mais Pecuária Brasil” implantado em Santo Anastácio: foram dois machos e uma fêmea

O programa Mais Pecuária Brasil, implantado em junho de 2022, no município de Santo Anastácio, é resultado de uma parceria da prefeitura da cidade, através da secretaria da Agricultura com a Conafer (Confederação Nacional da Agricultura Familiar e do Empreendedor Rural), onde o objetivo, segundo o secretário da pasta, Cléber Bonilha, é a melhoria do rebanho do município.

“Nasceram três bezerros, sendo uma fêmea, a primeira, e em seguida os dois machos. Os produtores beneficiados foram Caroline Aparecida Góes do Sítio 4 Irmãos, com um casal de bezerros, e Arcângelo Milhorança Neto morador do sítio Santa Emília, ficou com um macho. Os sêmens são de touros de excelente qualidade das raças Girolando, Gir, Nelore, Jersey e Holandês. Detalhe importante, esse programa é totalmente gratuito aos produtores participantes”, declarou o secretário.

Segundo o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Santo Anastácio, Alfredo Suetomi, nos próximos meses outros bezerros nascerão, resultado desse projeto.  “Relembrando, que basta o produtor interessado ir até a Casa da Agricultura de nossa cidade e me procurar para obter informações e fazer a inscrição. Tudo sem custo algum. O município fornece o profissional para acompanhar todo o processo e orientar na nutrição dos animais e a Conafer, disponibiliza o médico veterinário, sêmen dos melhores touros disponíveis e o material utilizado na operação da fertilização. O resultado é a melhoria genética do plantel de animais e aumento na renda dos produtores”, enfatiza.

Em Santo Anastácio três produtores rurais aderiram ao programa.

 

Sobre o programa
O programa “Mais Pecuária Brasil” é totalmente gratuito (médico veterinário pra executar o serviço, ultrassom para avaliação do órgão reprodutor do animal, ultrassom para diagnóstico de gestação, implantes e hormônios injetáveis para sincronização, seringas, agulhas e sêmen), e contempla gado de corte e leite e a única contrapartida do produtor é ter as fêmeas num score (vai de 1 a 5, o mesmo mede o estado nutricional do animal) de 3 ou mais, ter as instalações adequadas pra realizar o serviço e prender os animais no curral quando necessário. Saindo assim custo zero para os produtores inseminarem suas fêmeas do rebanho.

 

 

Publicidade

Veja também