Programa Município Verde Azul certifica 21 cidades da região

No oeste paulista, prefeituras comemoram colocações em ranking que avaliou eficiência da gestão na área ambiental no ciclo 2022/2023

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 24/12/2023
Horário 04:00
Foto: Freepik
Programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios
Programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios

Vinte e um municípios do oeste paulista tiveram destaque no ranking do programa Município Verde Azul, que avaliou a eficiência da gestão na área ambiental no ciclo 2022/2023. As certificações foram entregues em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, nas categorias Certificado, Qualificado I e Qualificado II, conforme a pontuação obtida em grupos de acordo com a população de cada município. Agora, as prefeituras regionais comemoram a conquista. “É muito importante e gratificante o reconhecimento e inclusão no ranking, dando visibilidade ao município para pleitear novos projetos ambientais, além de contribuir para as metas de neutralização das emissões de carbono até 2050”, diz José Roque da Silva Lira (PV), chefe do Executivo de Tarabai, que alcançou a nona colocação no grupo de municípios com até 9.999 habitantes, com 90 pontos.

Lira explica que as ações voltadas para a gestão de resíduos sólidos, principalmente com a adesão do município ao Cipp (Consórcio Intermunicipal do Pontal do Paranapanema), os incentivos à coleta seletiva municipal, à educação ambiental com os alunos da rede municipal de ensino, ações de reflorestamento de áreas de preservação permanente, arborização urbana, instalação de energia solar em prédio público e também em conjunto habitacional, são políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável que atribuem a essa certificação. “Estamos muito felizes e gratos com esse resultado do programa Município Verde Azul. Fruto de muito trabalho e ações de gestão ambiental desenvolvidas no município, direcionados pela nossa engenheira ambiental Camila Dias Pinaffi”, promove.

Pracinha

Com também 90 pontos, Pracinha festeja a décima posição no ranking do grupo dos municípios com até 9.999 habitantes. O prêmio foi recebido pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Wellington Santos da Silva, e pelo prefeito, Maurilei Aparecido (PSDB), na terça-feira, na capital paulista. “É sempre uma grande conquista para o município apresentar os resultados do conjunto de ações de política ambiental desenvolvido na cidade, do trabalho realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, e a contribuição das demais secretarias municipais”, comenta o chefe da pasta. “Esta certificação representa a dedicação e o empenho da nossa gestão, que tem como prioridade a preservação do meio ambiente, educação ambiental e ações sustentáveis para garantir um futuro sustentável para próximas gerações. Educação ambiental nas escolas transforma crianças que transformarão o mundo”, finaliza Silva.

Adamantina

No grupo das cidades que têm de 10 mil a 49.999 habitantes, Adamantina foi certificada com a 17ª posição e nota 84. “Agora, saltamos para ficar entre as 20 melhores cidades do nosso Estado, o que significa um ganho muito grande, pois mostra que a questão da sustentabilidade tem sido levada a sério em nosso município”, afirma o prefeito Márcio Cardim (PSD), que recebeu a premiação acompanhado do secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Thiago Benetão e, ainda, da interlocutora do programa no município, Paula Hatsumura.

Prudente

Presidente Prudente também foi certificado pelo programa, pelo segundo ano consecutivo. O maior município do oeste paulista ficou na 23ª colocação do Grupo 4, com nota 80. Através da Secom (Secretaria de Comunicação), o secretário de Meio Ambiente, Fernando Luizari Gomes, frisa que a certificação é um passo importante para a melhoria da questão ambiental. “Ainda falta muito para chegarmos aonde queremos, mas a secretaria tem trabalhado de forma constante para conseguir alcançar esse objetivo”, enfatiza.

A Secom ainda lembra que o programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, estimulando e auxiliando as prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas, a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado. “As ações propostas têm como base dez diretivas norteadoras: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos”, cita.

Certificados na região

No Grupo 1, que engloba os municípios com até 9.999 habitantes, foram “Certificados” seis municípios: Tarabai (9º lugar e nota 90), Pracinha (10º e nota 90), São João do Pau D’Alho (14º e nota 88), Sagres (18º e nota 83), Santa Mercedes (20º e nota 82), e Nova Guataporanga (23º e nota 81). Na categoria “Qualificados I”, estão Estrela do Norte (28º e nota 76), Pauliceia (29º e nota 75,5), Narandiba (32º e nota 74), Monte Castelo (34º e nota 74), e Salmourão (44º e nota 67). Já entre os “Qualificados II”, temos Piquerobi (68º e nota 48) e Taciba (71º e nota 46).

No Grupo 2, das cidades que têm de 10 mil a 49.999 habitantes, os “Certificados” foram Adamantina (17º e nota 84) e Tupi Paulista (26º e nota 80). Entre os “Qualificados I”, temos Teodoro Sampaio (42º e nota 70), Junqueirópolis (44º e nota 68) e Osvaldo Cruz (45º e nota 67). Como “Qualificados II”, encontramos Álvares Machado (93º e nota 44,5) e Presidente Epitácio (96º e nota 42).

Por fim, no Grupo 4, de municípios que têm de 100.000 a 499.999 habitantes, o destaque ficou para Presidente Prudente (23º e nota 80).

Publicidade

Veja também