Projeção eleitoral do PSD passa pela região de Prudente

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 31/08/2025
Horário 05:30

PROJEÇÃO ELEITORAL
A projeção eleitoral do PSD (Partido Social Democrático) para o Estado de São Paulo sobre as eleições do ano que vem passa por Prudente, que deverá ter candidatos a deputado estadual e federal. Os números são ousados: o partido estima eleger 17 federais e 26 estaduais.

PRESIDENTE NACIONAL
O Plantão obteve as informações nos bastidores da política estadual. A projeção é creditada ao presidente nacional do partido, o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab.

VEM NO EMBALO
O PSD vem embalado das eleições do ano passado, ao se consolidar como o maior partido do Brasil, 13 anos após a sua recriação, que ocorreu em setembro de 2011, com origem em 1945 por interventores do Estado Novo.

MAIOR NÚMERO
Em outubro do ano passado, o PSD elegeu o maior número de prefeitos da região de Prudente, do Estado e do Brasil. Nos 53 municípios que compõem a 10ª Região Administrativa, elegeu 19 prefeitos, o que representa 35,8%.

FORTE EXPRESSÃO
No Estado, fez 206 dos prefeitos de 645 municípios, alcançado o índice de 31,9%. No país, fez 891 prefeitos, o que significa 15,9% em relação aos 5.571 municípios. Os 891 prefeitos administram para 37,3 milhões de pessoas.

CONGRESSO NACIONAL
No Portal do Congresso Nacional, o PSD aparece com 40 deputados federais, sendo três por São Paulo: Cezinha Madureira, Gilberto Nascimento e Ribamar Silva. Aparecem 11 senadores e, por São Paulo, é a Mara Gabrilli.

ATÉ PRESIDENCIÁVEL
Na lista da Assembleia Legislativa, aparecem quatro deputados estaduais pelo PSD. O partido tem os governadores de Sergipe e do Paraná, que é o presidenciável Ratinho Junior. Se realmente for concorrer à Presidência, poderá puxar votos para o partido.

PRUDENTE E REGIÃO
São 6.953 vereadores no Brasil, sendo dois em Presidente Prudente: Douglas Kato e Enio Perrone. O nome de Douglas, amigo de Mara Gabrilli, foi citado por Kassab num encontro em Brasília (DF) para ser o sucessor da senadora na Câmara Federal.

POSSÍVEL DOBRADA
Mais recentemente, Kassab conversou com o médico Gabriel Lima Carapeba para que seja candidato a deputado federal. Também em Prudente e região, o deputado estadual Mauro Bragato deverá trocar o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) pelo PSD e buscar a reeleição.

O POVO NO PODER
Se estivesse vivo, Agripino Lima (1931-2018) completaria neste dia 31 de agosto 94 anos. O chanceler da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e “construtor” do HR (Hospital Regional) teve intensa vida pública na federação, Estado e município, com o slogan “o povo no poder”.

OITO VEZES ELEITO
Foi duas vezes vereador. Venceu três eleições para prefeito. Foi eleito vice do prefeito Paulo Constantino. Foi deputado estadual e federal, que, junto com Michel Temer e Tito Costa (1922-2023), formou o trio de maior produção da Constituição Federal de 1988.

MAIOR VOO POLÍTICO
Na eleição de 1988, Agripino Lima tentou o maior voo político de sua carreira: o de ser governador de São Paulo. Defendia a causa de que o PFL (Partido da Frente Liberal) deveria deixar der caudatário de outros partidos. Como dizia: deixar de ser o rabo para ser a cabeça.

TODAS AS REGIÕES
No começo do segundo semestre daquele ano, percorreu o interior paulista e litoral em busca dos votos dos delegados do PFL, mas não conseguiu ser aprovado na convenção em São Paulo, quando a escolha recaiu sobre a coligação de apoio a Paulo Maluf (PPB).

APOIO PESO-PESADO
Pelo PSDB, Mário Covas (1930-2001) venceu a eleição. Ainda sobre a pretensão de Agripino Lima, recebeu apoio de Herbert Levy (1911-2002), fundador dos jornais Gazeta Mercantil e Notícias Populares.

ENTIDADE NACIONAL
Também foi Fundador do Banco América (1940), que se fundiu com o Itaú (1919), do qual foi presidente. Por dez mandatos consecutivos, foi deputado federal. O vice de Agripino seria Carlos Pastoriza, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Máquinas.

LIMPA E JUSTA
Na caminhada pré-eleitoral, em reunião com as lideranças do PFL paulista, solicitou ao presidente Cláudio Lembo (1934-2025) que a convenção fosse limpa e justa. Agripino Lima reclamava de possível acordo de Kassab e Antônio Cabrera em apoio a Maluf.

FORÇA DO INTERIOR
Presente o jornalista e publicitário Mauro Salles (1933-2023) – um dos braços de Roberto Marinho (1904-2003) na criação da rede Globo –, surgiu o slogan “um caipira para governar São Paulo”, que substituiria “força do interior” definido por Agripino.

Foto: Arquivo/Homéro Ferreira - Ao lado de um investidor chinês, Agripino Lima e Carlos Pastoriza (pretensos governador e vice), na sala de reuniões de O Imparcial

APAGANDO VELAS
Está aniversariando, neste dia 31, Demerson da Saúde (Republicanos). Vereador no quarto mandato, por duas vezes foi presidente da Câmara. Atualmente, é o líder da bancada do Republicanos e líder do governo municipal.

DR. MÁRIO PERRONE

∎ Neste mês de agosto, a mídia de Mato Grosso, especialmente de Rondonópolis, colocou em relevo o nome de Mário Perrone (1944-2021), filho dos pioneiros prudentinos, o médico Ennio Botelho Perrone (1914-1992) e a professora Maria Edite Perrone (1916-1982), irmão do vereador Enio Perrone e de Francisco e Heloísa.
∎ Em 6 de agosto de 2021, Mário Luz Francisco Perrone foi vencido pela Covid-19 na cidade mato-grossense, na qual estava radicado há mais de 50 anos, onde chegou em 1970, quando Rondonópolis tinha apenas 17 anos. Foi o primeiro médico pediatra da cidade e fundador do Hospital Infantil São Lucas.
∎ Durante meio século, atuou na Santa Casa, Hospital Regional, Previdência Social e Justiça do Trabalho. O médico formado pela USP (Universidade de São Paulo) tem seu nome imortalizado em Rondonópolis no Hospital Dr. Mário Perrone (Unimed) e em duas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) no bairro Alfredo Castro.

Foto: Cedida - Heloísa, Enio, Mário Luiz e Luiz Francisco “Xixico”

Foto: Cedida - Ennio, Edite e Heloísa (sentados), Mário, Luiz Francisco e Enio

Foto: Cedida - Heloísa, Enio, Mário e Luiz Francisco

Publicidade

Veja também